A Foxconn e a Nvidia estão a trabalhar em conjunto para criar fábricas de inteligência artificial, anunciaram esta quarta-feira os responsáveis máximos das duas empresas num evento da Foxconn em Taiwan. As fábricas de IA são uma nova geração de datacenters com capacidades de supercomputação, para acelerar o desenvolvimento de produtos e soluções em diferentes indústrias. Uma das indústrias prioritárias será a automóvel, com foco nos veículos autónomos.
Estas novas fábricas de IA vão tirar partido de uma infraestrutura de computação com tecnologia da Nvidia, desenhada para processar e trabalhar grandes volumes de dados e transformá-los em informação e modelos de IA, que vão poder apoiar tanto o fabrico dos veículos, como a evolução do software que usam.
"Estamos a construir um sistema end-to-end onde, por um lado, vamos poder construir um carro elétrico avançado... com um cérebro de IA no interior que lhe permite interagir com os condutores e com os passageiros, enquanto conduz autonomamente, e por outro desenvolver um software para este carro", explicou Jensen Huang, CEO e fundador da Nvidia durante a apresentação.
"Durante a sua vida este carro vai recolher mais dados. Estes dados serão enviados para a fábrica de IA, que irá melhorar o software e atualizar toda a frota", acrescentou o mesmo responsável, citado pelo Techcrunch.
As fábricas de IA que vão resultar desta parceria Foxconn-Nvidia vão usar o GH200 Grace Hopper Superchip da Nvidia, tecnologia visada pelos bloqueios à exportação dos Estados Unidos para a China.
O anúncio agora feito pelos responsáveis das duas empresas vem na sequência de uma parceria já anunciada em janeiro para desenvolver plataformas para veículos autónomos. No âmbito desta parceria a Foxconn vai fabricar ECUs para a indústria automóvel, com tecnologia da Nvidia. Na produção destas unidades eletrónicas de controlo do motor vão ser usados os SoC Orin da Nvidia, uma plataforma de supercomputação alimentada por inteligência artificial, que suporta funcionalidades de condução autónoma.
No mesmo evento, as empresas acrescentaram agora que a Foxconn vai também fabricar ECUs com o chip Drive Thor da Nvidia, um SoC talhado para a indústria automóvel que deve começar a ser produzido em 2025. Nesta nova oferta da Foxconn o Thor surgirá integrado na plataforma Drive Hyperion 9, que além do SoC, abrange um conjunto de sensores indispensáveis em funções de condução autónoma.
Como está a ser observado por vários meios, as novas fábricas de IA da Foxconn são mais um passo dado pela empresa para se posicionar na indústria automóvel como fez na eletrónica, onde se assumiu como um dos grandes parceiros mundiais de marcas como a Apple, para a montagem de componentes e fabrico de equipamentos como acontece com o iPhone.
No automóvel, a Foxconn já apresentou vários modelos elétricos e alguns contratos para fabricar veículos para outras marcas. Agora quer dar um passo mais ambicioso. Estas novas fábricas de IA vão criar uma infraestrutura concorrente à do supercomputador Dojo, que a Tesla está a criar para apoiar a produção de veículos autónomos da marca.
No evento em Taiwan Young Liu, CEO da Foxconn, sublinhou que a empresa não está a preparar esta transformação apenas de olhos postos na indústria automóvel e assumiu que a marca quer evoluir de "uma empresa de serviços de fabrico para uma empresa com soluções de plataforma".
Numa primeira fase quer cobrir os veículos elétricos inteligentes, smart cities e fabrico inteligente, mas a Foxconn acredita que vão surgir oportunidades do mesmo tipo em todas as indústrias. “No futuro todas as indústrias e todas as empresas vão ter uma fábrica com IA [...] que recebe dados e produz inteligência”, antecipa Young Liu, ainda segundo o Techcrunch.
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