A Fundação Mozilla lançou uma versão beta de um novo browser para equipamentos móveis que foi desenvolvido a partir da mesma base que o popular browser Firefox, usado no segmento desktop.



O Minimo 0,007 destina-se a dispositivos móveis que correm o Windows CE e oferece muitas das características do Firefox ao nível dos mecanismos de navegação, suporte para plug-ins e um interface XUL (um conjunto de tags XML, desenvolvidos pela Mozilla, para descrever interfaces gráficos).

A tecnologia suporte o visionamento de várias páginas em cascata, uma funcionalidade que ajuda a adaptar as páginas web aos ecrãs pequenos dos telemóveis, JavaScript e RDF.

Para já a fundação não avança uma data para a disponibilização da tecnologia e limita-se a dizer que "o lançamento da preview visa apenas despertar o interesse da comunidade de programadores para se juntarem ao projecto e contribuírem com novas ideias", esclareceu Chris Hofmann, director de engenharia da fundação, citado pela TechWeb.



A Mozilla admitiu estar em conversações com fabricantes móveis interessados na pré-instalação do browser, ainda sem resultados.



De sublinhar que o browser que serviu de inspiração ao novo produto, o Firefox, alternativa ao Internet Explorer da Microsoft, alcançou os 75 milhões de downloads na passada quinta feira.

Notícias Relacionadas:
2005-05-13 - Mozilla corrige vulnerabilidades críticas do Firefox

2005-05-10 - Mozzila detalha vulnerabilidades muito críticas no Firefox e aconselha utilizadores

2005-05-02 - Firefox passa a marca dos 50 milhões de downloads