A Fundação Portugal Telecom juntou-se à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) com o objectivo de minimizar a info-exclusão junto da população lisboeta mais idosa. O projecto, assinado hoje, tem como objectivo combater o isolamento em que estes cidadãos se encontram, oferecendo-lhes uma porta de comunicação com o exterior.




Através deste acordo serão distribuídos 20 computadores e ligações à Internet a idosos acompanhados pelos Serviços de Apoio Domiciliários da SCML e dois PCs a dois centros de dia da capital. O protocolo vai permitir a oferta e instalação gratuita dos equipamentos, assim como o acompanhamento técnico e formação a todos os beneficiários do programa.




O protocolo de colaboração foi assinado no âmbito do Programa "Partilhar", um projecto lançado pela PT que assenta numa política de voluntariado empresarial de longo termo e que dá azo à "responsabilidade social da PT enquanto empresa de renome", referiu Rui Cunha, Provedor da SCML.




O responsável salientou que "é um dever cívico eliminar as barreiras" que impedem os mais idosos de terem uma vida socialmente mais activa, pelo que "as novas tecnologias vêm dar um novo alento" a quem se encontra isolado em casa enquanto minimiza a info-exclusão e a iliteracia digital.




Henrique Granadeiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação PT, salientou que a ocasião celebrada hoje "deixa falar as emoções" pelo que representa para os que por motivos diversos comunicam com o mundo. Granadeiro salienta que a Portugal Telecom "não se movimenta apenas entre os milhões mas também entre os Homens", sendo esta uma iniciativa que promete "trazer a vizinhança para dentro de casa" daqueles que estão sozinhos.




Paralelamente à entrega do material informáticos e ligações ADSL aos mais idosos, a Fundação PT assegura ainda a disponibilização de PCs, ligações à rede e formação em informática gratuita a 17 jovens estudantes residentes dos lares da SCML.




Referindo que este é um acto sem grande "expressão económica mas com elevado aspecto moral", Henrique Granadeiro assume que esta é uma nova fronteira que a PT quer definir pelo "benefício social" que acarreta.




Por sua vez, Rodrigo Costa, Presidente do Conselho de Administração da PT Comunicações salientou que "este projecto é um exemplo da capacidade da tecnologia ao serviço das pessoas".




Notícias Relacionadas:

2007-06-11 - Microsoft e Fundação PT iniciam programa de combate à info-exclusão

2007-06-05 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.