Acompanha os torneios internacionais de Counter-Strike, League of Legends ou FC 24, e tem curiosidade de saber se ser um jogador profissional de eSports é lucrativo? Com a ajuda dos rankings da Esports Earnings é possível traçar um perfil dos jogos mais lucrativos, mas também os jogadores que mais dinheiro amealharam em prémios monetários pelas suas participações nos torneios.
A semana passada fez-se história nos eSports nacionais, com casos de sucesso a nível internacional. Veja-se os SAW que chegaram ao Top 4 da IEM Cologne e amealharam um prémio de 80 mil dólares. Mais importante ainda, o jovem jogador português João “Jafonso” Afonso, que joga pela equipa de Diogo Jota, a Luna Galaxy, venceu o torneio mundial de FC 24, garantindo-lhe o prémio de 300 mil dólares. Ou seja, sozinho, ganhou mais do triplo que toda a equipa participante em Counter-Strike.
Com este prémio milionário e outros valores arrecadados em outros torneios, o jovem com origem na Madeira é atualmente o atleta português que mais dinheiro arrecadou em prémios de eSports, segundo a Esports Earnings, num total de 416 mil dólares.
A estatísticas mostram que 1.165 jogadores portugueses somam um total de 5,3 milhões de dólares em prémios, espalhados por 1.672 torneios. O Counter-Strike: Global Offensive é o jogo mais lucrativo, com quase 982 mil dólares em prémios, perfazendo 18,38% de todos os ganhos. No topo 3 dos jogos mais lucrativos constam ainda FC 24 e FIFA 23, que demonstra a subida dos valores monetários do futebol virtual e cada vez melhores prestações dos portugueses.
A seguir a Jafonso, Diogo “Tuga810” Pombo é segundo jogador mais bem pago com prémios, somando 278,7 mil dólares, também em jogos de futebol virtual e a fechar o pódio está Márcio Carvalho, fora do habitual, a vingar em Magic: The Gathering Online onde já amealhou 216,6 mil dólares.
Curiosamente, as duas competições com a participação de Jafonso e dos SAW entraram para o top 3 das mais lucrativas em Portugal, com o primeiro e terceiro, respetivamente. A segunda foi a participação no Magic World Championship XXVI que somou 150 mil dólares às contas de Márcio Carvalho.
É preciso olhar para o sétimo lugar para encontrar o jogador de Counter-Strike que mais dinheiro recebeu, Christopher “MuTiRiS” Fernandes com 126,5 mil dólares, praticamente o mesmo valor que o seu companheiro de armas na SAW, Ricardo “Roman” Oliveira. Para ter uma ideia, o jogador mais conhecido de Counter-Strike em Portugal, Ricardo “Fox” Pacheco surge em 12º lugar com 93 mil dólares arrecadados.
Para ter uma ideia, olhando para a tabela global, do top 200, 186 jogadores ultrapassaram a barreira de milhão de dólares em prémios, verdadeiros milionários que jogam nas melhores organizações mundiais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários