A nova estratégia da número um dos processadores passa por um conjunto de tecnologias que pretendem "humanizar" a interação entre utilizadores e computadores, sejam eles desktops, laptops ou tablets.

O primeiro membro da família RealSense a estrear será uma pequena e estreita câmara 3D cujas capacidades a fabricante explicou e mostrou na conferência realizada na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

Entre as suas várias aplicações, a câmara reconhece movimentos, permitindo a interpretação de gestos em jogos ou a abertura de uma aplicação através de um simples movimento da mão diante do ecrã.

Também reconhece movimentos faciais, o que lhe permite "focar" partes de um site, de um mapa online, etc, apenas olhando na direção desejada e consegue avaliar a distância entre os objetos e as pessoas.

HP, Asus, Dell, Lenovo e Acer são algumas das fabricantes com que a Intel está a trabalhar na integração da nova tecnologia.

"Estamos perto de realizar uma grande revolução", que "vai mudar para sempre a forma como interagimos com os computadores", garantiu Mooly Eden, responsável pela nova área da Intel, na CES.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico