A IBM será a nova fornecedora dos microprocessadores que integrarão a futura versão da consola de vídeo-jogos Xbox da gigante do software Microsoft, segundo o noticiado pela agência Reuters.




Lançada em Novembro de 2001, a actual Xbox integra um chip da número um dos semicondutores Intel, mas segundo um perito da Envisioneering citado pela Reuters, os processadores PowerPC da IBM consomem menos energia.




A IBM licenciou a sua tecnologia de microprocessadores a outras empresas e fornece chips à Apple Computer, assim como à fabricante de consolas de jogos japonesa Nintendo, entre outras.




A Big Blue está igualmente a trabalhar com a Sony num processador para a nova versão da PlayStation. Já no início deste ano a Nvidia, fabricante de processadores gráficos muitas vezes usados em jogos, também começou a recorrer à IBM para o fornecimento de alguns dos seus chips.




Segundo a Reuters, tudo indica que a nova consola da Microsoft será apresentada por Bill Gates em Janeiro do próximo ano, para começar a ser comercializada no Outono seguinte.




Notícias Relacionadas:

2003-03-27 - Nvidia escolhe IBM para a produção de chips em vez da parceira TSMC

2003-02-03 - Vendas baixas da Xbox obrigam Microsoft a reduzir encomendas de componentes