As principais marcas de electrónica de consumo esforçam-se por levar à CES, que se realiza anualmente em Janeiro, na cidade de Las Vegas, os seus produtos mais inovadores, que vão chegando às lojas de forma faseada durante o ano.

Alguns dos gadgets fazem as delícias dos tecnólogos, considerando sobretudo a tendência de convergência entre a informática e a electrónica de consumo. A equipa do TeK seleccionou alguns dos mais interessantes e deixa-lhe uma curta lista para que possa planear as compras em 2007.

Leitor duplo
Prometido há quase um ano, o leitor de DVD da LG com suporte aos dois formatos de alta definição concorrentes, o HD DVD e o Blu-ray, deve chegar às lojas nos estados Unidos ainda em Fevereiro, mas não há para já previsão para a venda na Europa. O dispositivo fez as delícias de quem ainda não se decidiu sobre um dos lados desta disputa, embora fosse olhado de esguelha pelos pró-Sony e os fãs da Toshiba.

http://imgs.sapo.pt/gfx/416713.gif


LG Super Multi Blue

Disponibilidade: à venda em Fevereiro nos Estados Unidos

Preço: 1.200 dólares

Mais informação: www.lge.com


Computador familiar

O target é a família e o objectivo é reunir toda a informação que interesse ao agregado familiar, como fotos, música e documentos, e até mesmo substituir o quadro de mensagens e a lista de compras. O TouchSmart IQ770 PC da HP quer ser o centro da informação e entretenimento e o ecrã táctil foi desenhado para facilitar o acesso aos programas, com um interface que pode ser personalizado para mais rapidamente mostrar as tarefas mais frequentes.

O formato do TouchSmart é uma das características mais inovadoras, quer se goste ou não. O ecrã de 19 polegadas está pendurado num braço flexível que se liga à base e pode ser puxado ou dobrado conforme a conveniência e gosto do utilizador.

http://imgs.sapo.pt/gfx/416712.gif

HP TouchSmart PC

Disponibilidade: Não definida

Preço: Não definido

Mais informação: www.hp.com


Reinventar o telefone
À margem da CES a Apple mostrava as novidades do mundo Mac num evento concorrente e numa cidade não muito distante de Las Vegas. Steve Jobs voltou a usar o chavão da "reinvenção" dos produtos para apresentar o iPhone, o muito antecipado telefone móvel que se baseia no conceito do bem sucedido iPod. O equipamento é completamente controlado através do ecrã sensível ao toque e não tem as tradicionais teclas numéricas.

Semelhante a outros telemóveis, o iPhone tem também uma câmara fotográfica, de 2 megapixels, suportando redes EDGE e ligações Wi-Fi e garantindo a ligação ao email. O equipamento estará à venda nos Estados Unidos em Junho, mas só chega à Europa no final do ano.

http://imgs.sapo.pt/gfx/416711.gif

Apple iPhone

Disponibilidade: Em Junho de 2007 nos Estados Unidos e no final do ano na Europa

Preço: 499 dólares (4GBytes) e 599 dólares (8 GBytes)

Mais informação: www.apple.com


LCD eXtra Large
Apresentado com o título de maior LCD até agora produzido, o Sharp AQUOS oferece 108 polegadas de espaço útil de imagem com a qualidade dos ecrãs de cristais líquidos. A concorrência no tamanho com a tecnologia de plasma é cara mas pode trazer vantagens em ambientes de maior luminosidade. O novo modelo da linha AQUOS completa uma gama que começa nas 40 polegadas mas o preço ainda é um segredo… Porque será?

http://imgs.sapo.pt/gfx/416710.gif

Sharp AQUOS 108 polegadas

Disponibilidade: À venda no Verão

Preço: Não revelado

Mais informação: http://sharp-world.com