As mais recentes versões do popular leitor de música portátil da Apple já podem ser encontrados à venda no mercado nacional. A quarta geração do iPod original e o modelo mais reduzido estão disponíveis há cerca de duas semanas através do retalho, dos revendedores tradicionais e dos parceiros de distribuição da Apple. A mesma disponibilidade ainda não acontece se os portugueses quiserem comprar faixas ou álbuns por download através da iTunes Music Store.




Os novos iPods de 20 GB e de 40 GB têm um preço recomendado de 339 e de 449 euros (IVA incluído), respectivamente e surgem com algumas características que o diferenciam das gerações anteriores, como a inclusão de uma Click Wheel igual à disponibilizada no Mini iPod - para uma navegação de menus mais intuitiva -, uma maior autonomia de bateria e as novas opções de Shuffle Songs e Party Shuffle, a primeira permitindo ouvir as músicas gravadas no dispositivo de forma aleatória e a segunda dedicada aos utilizadores que gostam de dar um toque pessoal ao som que ouvem, fazendo de DJs.



Tal como acontece nos outros países, a gama de menor dimensão do popular leitor de música da Apple tem cinco cores para oferecer, entre prata, dourado, rosa, azul e verde, integrando um disco rígido de 4 GB que lhe permite guardar cerca de 1.000 faixas ou o equivalente a um fim-de-semana de música non-stop. O Mini iPod tem um preço recomendado de 265,70 euros.



Sem especificar números, Marco Rodrigues, da Apple IMC Portugal, diz ter expectativas de venda elevadas para os dispositivos agora colocados no mercado nacional. O administrador prevê que as vendas em 2004 cresçam, pelo menos, sete vezes e meia se comparadas com as registadas no ano passado.



"Nota-se que existe uma moda em redor do iPod", afirmou durante esta manhã, em conferência de imprensa, Marco Rodrigues, "apesar deste ainda não ter atingido o nível de visibilidade desejada" acrescentou, considerando que o produto está por isso muito longe de atingir a maturidade no seu ciclo de vida., apesar dos volumes de venda elevados em termos internacionais.



No mercado português a coqueluche da Apple enfrenta contudo algumas limitações. Isto porque o sucesso dos iPod está bastante condicionado pelo da iTunes Music Store, o único espaço online a partir do qual é permitido aos utilizadores do iPod descarregarem músicas, numa prestação de serviço paga (ver Notícias Relacionadas). Embora à versão americana tenham sido recentemente acrescentadas mais três lojas, respeitantes ao mercado francês, inglês e alemão, os cidadãos residentes em Portugal não podem comprar música em nenhuma delas.



"Não é por falta de vontade da nossa parte, com certeza, porque sabemos o quanto a situação nos prejudica", salienta o administrador da Apple IMC Portugal. "O objectivo inicial era estabelecer uma iTtunes Store que cobrisse a totalidade dos países-membros da União Europeia, mas tal ainda não foi possível e por isso tivemos que avançar com três versões locais, para a Alemanha, a França e o Reino Unido".



A disponibilização das lojas de música da Apple tem sido prejudicada pelo facto da legislação da maior parte dos países europeus ser omissa no que diz respeito ao download. A situação poderia ser contornada se fosse permitida a um português a compra das suas músicas na loja francesa, por exemplo, mas questões relacionadas com a representação dos direitos de autor impede tal solução.



Apesar de todos os obstáculos entretanto encontrados, Marco Rodrigues diz ter tido indicação a nível central de que a restante situação europeia será resolvida no muito curto prazo.



Sem poder revelar muitos pormenores, o responsável pela Apple IMC Portugal ainda adiantou que o modelo topo de gama - iPod 40 GB - tem sido o mais vendido em termos gerais e, logo, que a maior parte dos seus utilizadores se situa na faixa etária entre os 35 e os 49 anos, o que reforça a ideia de que "o iPod não é visto como um mero leitor de música portátil", afirmou Marco Rodrigues.



Notícias Relacionadas:

2004-07-20 - Apple apresenta nova versão do iPod mais barata e com maior bateria

2004-07-08 - Apple confirma lançamento internacional do Mini iPod para 24 de Julho

2004-06-23 - iTunes da Apple vende 800 mil músicas na primeira semana de actividade na Europa

2004-06-16 - iTunes da Apple chega à Europa faseadamente