Os novos Satellite representam a evolução necessária do hardware de uma das linhas de produto mais polivalente da Toshiba, essencialmente dirigida ao mercado doméstico de consumo. Mas, inauguram igualmente uma nova linguagem de design para a oferta intermédia da fabricante japonesa, pretendendo acompanhar a relação cada vez mais pessoal e afectiva dos utilizadores com os seus equipamentos móveis.

Os três novos modelos da gama Satellite, U400, de 13 polegadas, A300, de 15 polegadas e P300, de 17 polegadas, partilham dos mesmo elementos fundamentais de design, essencialmente marcado por um acabamento preto ultra-brilhante, no chassis e teclado, denominado Fusion, pormenores e acentos cromados, presentes em frisos metálicos e botões do rato e finalmente, a opção por LEDs brancos para os diversos ícones sólidos do hardware e delimitação do 'trackpad'.

A nova linguagem estética adequa-se ao segmento de consumo e resulta bem equilibrada, agradável ao toque e ao olhar, sendo particularmente notória em ambientes escuros, em que os LEDs brancos emanam uma iluminação tranquila, reflectida no chassis lacado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449440.gif

Todos os modelos recebem ainda algumas funcionalidades inovadoras, tal como a câmara Web integrada na moldura do ecrã, de série em toda a linha e com tecnologia de reconhecimento facial para autenticação de utilizadores, as portas USB 'Sleep n'Charge', que permitem o carregamento de quaisquer periféricos ligados por USB, mesmo com o portátil em hibernação ou desligado e ainda, a integração de Bluetooth 2.1+EDR, uma nova iteração reconhecida do protocolo Bluetooth, com maiores desempenhos na transferência de dados e streaming de vídeos ou música.

Os três modelos inicialmente disponíveis distinguem-se pela diferença no tamanho do ecrã, conforme descrito acima, correspondendo esta oferta inicial ao topo de gama de cada uma das linhas, com eventuais modelos intermédios e de entrada a serem anunciados futuramente.

As opções de hardware no A300 (15') e P300 (17') são bastante semelhantes, para não dizer iguais, com excepção do tamanho do monitor e da presença de uma ligação HDMI no P300. Os processadores de ambos os computadores são Intel Core2Duo T9300, a 2,5 GHz, bus frontal de 800MHz e 6MB de cache L2, fabricados já segundo o processo de 45nm, inaugurado pela geração de processadores Penryn.

O portáteis possuem ainda uma placa gráfica ATI Mobility Radeon HD3650, com 512MB de memória dedicada e 768MB de memória partilhada. Ambos disponibilizam as mesmas soluções de armazenamento local, constituídas por dois discos rígidos independentes SATA de 250GB cada e pela drive óptica, com suporte para gravação e leitura de DVDs de dupla densidade, bem como uma capacidade máxima da memória RAM de 4GB, pré-instalada em dois slots acessíveis.

As opções de conectividade são também partilhadas pelos dois computadores maiores, com portas RJ-45, para Ethernet 10/100 e RJ-11, para o modem incorporado, leitor de cartões de memória com suporte para cinco formatos populares, 4 portas USB Sleep n'Charge, uma porta Firewire, uma saída para televisão e uma saída para monitor externo, bem como uma slot Express Card.

A conectividade sem fios acrescenta Wi-Fi a/b/g e Bluetooth 2.1+EDR.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449441.gif

O U400, com ecrã de 13 polegadas, destaca-se dos dois outros modelos pela sua pegada reduzida e pelos sacrifícios de hardware que um volume verdadeiramente portátil acarreta, incluindo a opção por um processador mais contido Intel Core2Duo T8300, a 2,4 GHz e por um chip gráfico integrado da Intel, neste caso o X3100, com 358 MB de memória partilhada. O armazenamento local é constituído por um único disco rígido SATA de 320GB e pela mesma drive óptica com suporte para gravação e leitura de DVDs de dupla densidade.

A conectividade difere dos modelos maiores pela eliminação de uma das portas USB, contando o U400 com um total de 3 portas USB Sleep n'Charge, mas beneficiando de uma porta HDMI, para ligação a componentes A/V de alta-definição.

Os três portáteis estarão disponíveis em Portugal a partir de Maio, com preços de 1.399 euros, para o U400 e P300 e 1.299 euros, para o intermédio A300.

Notícias Relacionadas:

2008-04-08 - Facturação da Toshiba Portugal aumentou 81% em 2007

2008-02-19 - Toshiba confirma abandono do HD DVD

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.