Já circulavam rumores de que os próximos computadores lançados pela Huawei não iriam ter o Windows como sistema operativo, numa medida que antecipava os constrangimentos na renovação de licenças com a Microsoft. Anteriormente, a fabricante chinesa já tinha confirmado que estava a preparar a transição do Windows.

Revelado num evento em Shenzhen, na China, o novo modelo da linha MateBook conta com o HarmonyOS 5 da Huawei, também conhecido por HarmonyOS Next, como sistema operativo de origem. Numa publicação na rede social Weibo, a marca avança que o portátil vai chegar oficialmente ao mercado chinês no dia 19 de maio.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Em destaque nesta versão do sistema operativo da Huawei estão várias funcionalidades “alimentadas” por IA, disponíveis através da assistente inteligente Celia. Entre elas contam-se opções para criar apresentações, resumir reuniões e encontrar informação específica em documentos.

O sistema operativo conta ainda com alternativas chinesas às aplicações de produtividade da Microsoft, além de suporte apps que já estão disponíveis na versão para smartphones do HarmonyOS. Até ao final do ano, espera-se que o modelo suporte mais de 2.000 apps. avança o South China Morning Post.

De acordo com o website Huawei Central, as funcionalidades inteligentes do sistema operativo têm por base modelos de IA desenvolvidos pela própria fabricante e pela DeepSeek. Além de opções de conectividade avançada entre o portátil e equipamentos como smartphones, a Huawei aposta na introdução de funcionalidades de privacidade e encriptação.

Recorde-se que o HarmonyOS começou por ser baseado em Android e no kernel Linux, o que garantia compatibilidade com as aplicações do sistema operativo da Google. Porém, em 2023, a fabricante chinesa avançou para uma nova versão, a Next, já desenvolvida com tecnologia própria. Nos smartphones, o HarmonyOS Next, apresentado no ano passado, deixou de ser compatível com aplicações para Android.