A divisão de semicondutores da empresa de estudos de mercado Gartner Dataquest afirmou ontem que, de acordo com as suas projecções, só deverá ocorrer uma recuperação nas vendas de chips a partir da segunda metade deste ano, e mesmo nessa altura, a comercialização de PCs poderá não assumir grande importância.

Calculando a média total para 2003, a Gartner Dataquest prevê que as vendas de semicondutores aumentem 8,9 por cento durante este ano, registando-se um maior investimento em tecnologia por parte das empresas a partir do segundo semestre que irá suplantar os danos provocados por um fraco primeiro trimestre, derivado de um desaceleramento das vendas de chips durante
o ano passado.

Numa previsão trimestral, a empresa de estudos de mercado afirmou que o
montante global gerado pela comercialização de chips irá crescer para 167 mil milhões de dólares durante este ano, em comparação com os 153,4 mil milhões de dólares contabilizados em 2002. Segundo os analistas do grupo, um componente necessário para que haja uma recuperação será o aumento da procura por computadores pessoais, especialmente por parte das empresas.

Na sua opinião, apesar de poderem já existir sinais iniciais de que a
substituição de máquinas no seio das empresas possa começar dentro em breve, é ainda demasiado cedo para dizer que as vendas de semicondutores nesse sector estão garantidas para este ano.

Actualmente, as empresas ponderam se será necessário actualizar os seus PCs de forma a melhorar a produtividade e o mais provável é que o mercado tenha que esperar até ao terceiro trimestre do ano para verificar se se regista ou não um maior investimento nesta indústria, acrescentam.

Notícias Relacionadas:
2001-12-21 - Mercado
de semicondutores enfrenta recuperação difícil em 2002

2001-06-20 - Indústria de semicondutores cai 21% em 2001
2001-06-11 - Indústria de semicondutores recupera a partir de 2002
2001-01-03 - Vendas
de chips subiram em 2000 mas Intel perdeu terreno na Bolsa