A Gartner prevê que ao longo deste ano as vendas de PCs a nível mundial cresçam 12,3 por cento. O aumento será potenciado pela redução dos preços associados aos equipamentos e pela adesão dos mercados emergentes às novas tecnologias.



As melhorias a nível de performance dos laptops são outro dos factores que influenciará o aumento das vendas de computadores em todo o mundo, não só este ano como também no próximo, apesar de, em 2008, ser esperada uma taxa de crescimento do mercado ligeiramente inferior.



Os mercados emergentes serão responsáveis por um crescimento de 18,6 por cento no que toca ao número de unidades vendidas, enquanto os mercados maduros observarão uma taxa de vendas 7 por cento superior ao valor anterior.



De acordo com a Gartner, os factores que têm influenciado negativamente a economia mundial, como os problemas existentes no mercado de hipotecas nos Estados Unidos, não deverão influenciar o sector informático, neste caso, a venda de PCs, nos próximos meses.



Mesmo assim, a consultora adverte que os fabricantes de computadores terão de dar atenção à sua rede de distribuidores para evitar que os factores económicos externos afectem a venda dos equipamentos.




Notícias Relacionadas:

2007-07-19 - Portáteis impulsionam vendas mundiais de PCs no 2º trimestre

2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando