A fabricante norte-americana de computadores pessoais Gateway revelou ontem os seus planos para se transformar numa empresa de produtos de electrónica de consumo, numa tentativa de impulsionar as suas vendas para além dos PCs e travar as perdas financeiras.

Deste modo, a firma pretende remodelar as suas 192 lojas e lançar uma gama de entre 12 a 15 televisores, bem como, provavelmente, câmaras digitais. Os
novos aparelhos de televisão serão ecrãs de plasma ou cristais líquidos
ultra-finos, televisores de retro-projecção ou equipamentos que combinem
sistemas de DVD e entretenimento doméstico.

O plano pretende seguir o exemplo do êxito obtido pelo televisor de plasma de
42 polegadas da Gateway, que foi lançado em Novembro pelo preço de cerca de três
mil dólares, algumas centenas abaixo dos modelos das concorrentes. As
televisões serão comercializadas com a marca Gateway, mas outros produtos
poderão incorporar o nome de outras fabricantes. Cerca de 100 lojas serão
alteradas significativamente e 80 serão apenas ligeiramente modificadas.

Esta campanha é o mais recente esforço da Gateway para recuperar do declínio
dos últimos dois anos. Este ano, a companhia já encerrou 80 lojas e despediu 1.900 dos seus 11.500 empregados. Desde 2001 até agora, a empresa já eliminou dez mil postos de trabalho. Os seus responsáveis pretendem atingir outra vez o lucro este ano, tendo referido que o desempenho da firma ia no sentido de obter uma redução de cursos de 200 milhões de dólares.

A Gateway tem sido atingida por uma forte concorrência no seu negócio de
computadores por parte da Dell e da HP, que reduziram ambas os preços dos
seus modelos de forma a conquistar mais quota de mercado. Assim, enquanto que a Gateway possuía no final de 2000 uma quota de nove por cento no mercado norte-americano de PCs, actualmente detém apenas quatro por cento. No mês passado, registou uma perda trimestral de 200 milhões de dólares, a nona consecutiva.

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