A Google vai acabar com a aplicação nativa que os utilizadores de BlackBerry podiam instalar nos smartphones para aceder ao serviço de email da gigante das pesquisas. Os utilizadores com dispositivos da RIM devem passar a recorrer ao navegador Web do telefone para usar o Gmail.

A decisão foi comunicada pela empresa, que explica que durante o último ano se tem concentrado em criar condições para oferecer uma "ótima experiência de acesso ao Gmail através do browser móvel e continuará a investir nessa área".

De acordo com a informação avançada pela empresa, o suporte à aplicação para BlackBerry terminará em menos de duas semanas, estando o fim agendado para 22 de novembro, terça-feira.

Os utilizadores que tenham a aplicação instalada podem continuar a usá-la, não contarão, porém, com o suporte da Google, o que significa que se acabam as atualizações ou apoio. O software deixa também de estar disponível para download na loja oficial de aplicações para os dispositivos, a BlackBerry App World.

A notícia chega numa altura em que a marca não está propriamente a atravessar um bom momento. O lançamento do primeiro tablet, o PlayBook, não foi ao encontro das expetativas da fabricante e a disponibilização da nova versão do sistema operativo que viria colmatar algumas das principais falhas que lhe são apontadas foi recentemente adiada. Os smartphones também têm vindo a perder cota em mercados importantes para a empresa, como o norte-americano.