A Google, a Adidas e a EA criaram um par de palmilhas capaz de monitorizar e registar os movimentos do utilizador num campo de futebol. A criação é potenciada pela tecnologia Jacquard, da tecnológica de Mountain View, que há já alguns anos tem vindo a testá-la em modelos inovadores de wearables.

A atividade registada por estas novas Adidas GMR pode ser convertida em prémios para o jogo FIFA Mobile. Um par de palmilhas custa cerca de 40 dólares e cada uma delas conta com um sensor - um Jacquard no pé dominante e um falso no outro, apenas para simular a sensação.

Nos casos dos casacos e das mochilas, a tag serve para conectar a peça ao smartphone, tornando o tecido, sensível ao toque, numa tela de interação com o telefone, permitindo assim ao utilizador que atenda chamadas ou controle a música através do mesmo. Aqui, o sensor é colocado num compartimento da sola e acompanha o movimento do utilizador, comunicando-o imediatamente ao smartphone. Os algoritmos de machine learning permitem-lhe fazer cálculos que transformam os remates, os passes e as corridas reais em pontos virtuais e outras recompensas.

A app que serve para emparelhar smartphone e palmilhas é a Adidas GMR. A app serve também para estabelecer uma ponte com o FIFA Mobile e vai permitir-lhe desbloquear uma série de conteúdos exclusivos no jogo, que vão pedir-lhe que complete uma série de objetivos em jogos de futebol reais.

Em adição, vão passar a existir tabelas de líderes onde serão organizados os utilizadores que remataram a bola mais rápido ou que correram maiores distâncias.

Apesar de inovador, o sistema de transmissão de dados não está tão otimizado quanto seria desejável. Para que os dados sigam do sensor para o jogo, terá de abrir a app Adidas GMR para extrair a data da tag e depois o FIFA Mobile para passar os dados da app para o jogo - sistema que não é automático.

Importa sublinhar que a tag tem autonomia suficiente para até três jogos completos de futebol (270 minutos). O carregamento é feito via micro USB.