A versão beta mais recente da ferramenta de busca para o desktop do Google tem uma vulnerabilidade crítica de segurança, um facto já admitido pela empresa em resposta a um alerta que partiu da Gartner. O risco reside na provável transferência de informação empresarial importante para os servidores do motor de busca, diz a consultora.



Disponibilizado no início deste mês, o Google Desktop 3 inclui uma opção que permite aos utilizadores efectuarem buscas por ficheiros entre vários PCs. Para que isso seja possível, a aplicação guarda automaticamente cópias de ficheiros, durante um mês, nos servidores do Google. A partir daí, as cópias são transferidas para os outros computadores do utilizador, sendo arquivadas. Os dados são encriptados na fase da transmissão e enquanto permanecem nos servidores do motor de busca.



A Gartner diz num relatório que "o mero transporte (de dados) para fora da empresa acarreta um risco de segurança inaceitável para muitos negócios", uma vez que podemos estar a falar de propriedade intelectual, cita a C|Net.



Os responsáveis do Google reconhecem o risco, mas comparam-no ao do email. "Teoricamente, qualquer propriedade intelectual pode ser transportada para fora de uma empresa", afirma Andy Ku, director de marketing do Google para a Europa, à C|net. O responsável diz compreender as preocupações sobre a segurança da funcionalidade de Search Across, "mas o Google só guarda essa informação se o utilizador ou a empresa o desejarem", respondeu. Em caso de dúvida, o melhor segundo o director de marketing do Google será desactivar a funcionalidade, aconselhou.



Notícias Relacionadas

2005-08-22 - Google renova ferramenta de pesquisa no desktop

2005-03-07 - Serviço de pesquisa de desktop do Google avança hoje em versão definitiva

2004-10-14 - Google avança com motor de pesquisa para o desktop

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.