O Google lançou um serviço de buscas de baixo custo dirigido a pequenas empresas. Por cerca de 100 dólares anuais, o Google Custom Search Business Edition dirige-se a companhias que marcam presença na Web mas que não possuem ou não estão satisfeitos com os mecanismos que permitam realizar buscas efectuadas pelos utilizadores nos seus sites.




Para as pequenas empresas esta poderá ser uma ferramenta crucial na hora de aumentarem a sua visibilidade online já que, ao possibilitarem pesquisas nas sua páginas, abrem mais uma porta para mostrarem os seus produtos e serviços aos milhares de potenciais clientes que navegam na Internet.




Esta oferta possui dois pacotes à escolha das empresas: o básico, que custa 100 dólares para divulgação em resultados de até 5 mil páginas, e um mais avançado que custa 500 dólares anuais para empresas que queiram ver divulgadas até 50 mil páginas.




De acordo com as informações avançadas por Dave Girouard, vice-presidente e general manager da Google Enterprise, o Google Custom Search Business Edition é uma opção que se coloca entre as já existentes Custom Search Engine, uma solução grátis suportada por anúncios, e o Google Appliance, uma plataforma que integra hardware e software Google e que necessita ser ligado conectado rede da empresa ou à Internet através de uma porta Ethernet. O preço mínimo desta última solução é de 2 mil dólares e destina-se a grandes organizações.




Neste sentido, a mais recente solução é também suportada por receitas publicitárias, tendo por isso um custo mais acessível e inclui ainda suporte telefónico e por email a todos os seus subscritores.




Esta é mais uma estratégia do Google para se aproximar da concorrente Microsoft. Depois de lançar aplicações web-based que visam rivalizar com as ferramentas de produtividade da empresa de Bill Gates, a responsável pelo principal motor de busca online vira-se agora para o mercado empresarial, através de uma solução que compete directamente com a oferta da Microsoft para business enterprise.




Notícias Relacionadas:

2005-01-13 - Mini Google quer levar pesquisa de baixo custo a pequenas empresas