A Google a Samsung apresentaram hoje o segundosmartphone produzido pela fabricante coreana para a gigante das pesquisas, desenvolvido em estreita colaboração para servir também de plataforma de estreia à nova versão do Android, a Ice Cream Sandwich.

A apresentação conjunta, inicialmente prevista para o início deste mês, acabou por ser adiada, concretizando-se agora, em Hong Kong, no âmbito da conferência AsiaD, relata a imprensa internacional, que classifica o novo telefone da Google como "impressionante".

Galaxy Nexus é o nome do equipamento, que assim reúne a designação comum à linha de smaprthones Android da Samsung e o nome Nexus, que a Google já usara nos seus dois primeiros smartphones.

Entre as características do modelo destacam-se o ecrã Super AMOLED de 4,65 polegadas, com uma resolução de 1280x720 e o processador dual-core de 1.2GHz, da Texas Instruments (OMAP4).

[caption]Galaxy Nexus[/caption]

Suporte a redes móveis de 4ª geração (LTE ou HSPA+), câmara frontal (1,3 megapixéis) e na retaguarda (5 megapixéis), 1 GB de RAM e 32 GB de armazenamento são outras das garantias oferecidas pelo equipamento - capaz de captar vídeos HD com 1080p.

Ao nível da conectividade estão também assegurados os habituais Bluetooth e Wi-Fi e ainda tecnologia de NFC (Near Field Communication).

O design é outro dos pontos destacados pela Google, que afirma que a forma curvilínea do equipamento faz com que este se adapte perfeitamente à mão e à cara do utilizador, apesar das dimensões generosas que ostenta. Note-se que, ainda assim, a versão com ligação HSPA apresenta apenas 8,9 milímetros de espessura - um detalhe não foi revelado para o modelo com suporte a LTE.

O Galaxy Nexus tem data de início de comercialização marcada para novembro, na Europa, EUA e Ásia, sem que sejam, para já, conhecidos preços prováveis. Com ele, estreia-se o Android 4, que também traz novidades importantes, nomeadamente o facto de se tornar da primeira versão concebida para ser transversal a todo o tipo de dispositivos móveis, sejam smartphones ou tablets.

Chegou o Android 4.0

A versão também conhecida como Ice Cream Sandwich (ICS) traz, para uma plataforma compatível com smarpthones, muita das funcionalidades até agora reservadas aos tablets, que usavam Honeycomb.

[caption]Android 4.0[/caption]

As teclas físicas (retroceder, início, pesquisa e menu) que tradicionalmente equipavam os telefones Android estão a ser substituídas por equivalentes integradas no ecrã, que oferecem maior flexibilidade e o ecrã inicial do Android também sofreu remodelações.

Passa a contar, por exemplo, com widgets de tamanho ajustável e com uma área de docking melhorada.

Há também novidades ao nível do reconhecimento de voz - que foi melhorado para permitir a transcrição em tempo real de voz para texto, que passa a acontecer à medida que o utilizador fala, ao invés de esperar que este termine o discurso - e do reconhecimento facial.

[caption]raconhecimnento facial[/caption]

O utilizador vai poder, por exemplo, desbloquear o telemóvel com o seu sorriso, que é reconhecido pelo software, dispensando a introdução de um código.

Os jornalistas no evento, afirmam, no entanto que a funcionalidade não funcionou perfeitamente durante a demonstração, o que indica que pode ser sensível a variações nas condições da iluminação.

Melhorado terá sido também o software para captação de imagem, que deverá passar a ser capaz de efetuar disparos mais rápidos. Tem também uma função de focagem contínua e a nova Galeria vem com ferramentas para edição de imagem e filtros incluídos.

[caption]Galeria[/caption]

O Kit de desenvolvimento (SDK) para os programadores que queiram criar (ou adaptar) aplicações para a nova versão do SO já se encontra disponível, mas o código fonte do Android 4 não foi publicado, nem a empresa mencionou quando pretende fazê-lo.

[caption]Android 4.0[/caption]

Nota da Redação: A notícia foi corrigida numa referência ao Galaxy Nexus em que este era, erradamente, designado como o primeiro smartphone fabricado pela Samsung para a Google.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico