Tal como tinha prometido o Google adicionou a componente de apresentações ao seu pacote de ferramentas de produtividade, o Google Docs. A nova aplicação permite uma concorrência mais efectiva com o Office da Microsoft e está já disponível em 25 línguas, entre as quais o português.

O modelo de acesso às aplicações do Google Docs vai manter-se gratuito e ainda mais do que no processador de texto e na folha de cálculo a ferramenta de apresentações aposta na partilha entre utilizadores para a produção de um documento e também para a sua divulgação. A ferramenta deverá ser também adicionada à versão do Google Docs para empresas, onde o modelo de licenciamento prevê o pagamento de 50 dólares por ano por cada utilizador.

O interface de utilização do programa é o mesmo que o Google adoptou para as outras ferramentas, o que facilita a aprendizagem. Os slides podem também ser importados de outras aplicações já que o Google Docs pode ler documentos em formato PPT (do PowerPoint), para dos DOC, XLS, ODT, ODS, RTF e CSV.

A partilha de informação e a possibilidade de apresentar o slideshow via browser são duas das principais componentes da nova aplicação. Os participantes numa reunião virtual podem clicar num link onde a apresentação está alojada e seguir a sequência dos slides, ligando-se através do Google Talk ou de outra aplicação de messaging para trocar impressões com o apresentador.

Recorde-se que o Office é um dos segmentos de negócio mais rentáveis na Microsoft, isto apesar de existirem diversos pacotes de produtividade alternativos e gratuitos, como o OpenOffice. Ainda hoje o New York Times avançou também a notícia de que a IBM vai criar um pacote gratuito com processador de texto, folha de cálculo e apresentações, que será designado por IBM Lotus Symphony.

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