O Google introduziu ontem o YouTube Video Identification, um sistema que ajudará a detectar conteúdos não autorizados na plataforma de vídeos. A medida já havia sido anunciada e surge depois de várias companhias de média, músicos e estações de televisão acusarem o YouTube de permitir a publicação de cópias de vídeos protegidos por direitos de autor.



Ainda em fase beta, o sistema é apoiado por várias tecnologias que permitem detectar, através de uma avaliação interna aos vídeos, se os conteúdos são originais ou cópias. Tudo porque o YouTube Video Identification é constituído por uma base de dados onde está incluída informação única acerca de todos os vídeos protegidos por direitos e autor. Quando publicados pelo utilizador, os vídeos são sujeitos a uma avaliação interna de forma a apurar se os códigos presentes na base de dados correspondem aos do conteúdo publicado pelo internauta.



O Google assegurou que a sua tecnologia permite que os titulares dos direitos de autor possam escolher o que querem fazer com os vídeos identificados: "bloquear, promover ou até - caso o dono dos copyrights esteja disposto a associar-se" à empresa - "ficar a lucrar com as receitas desse vídeo", vindas dos anúncios publicitários que se podem embutir nos conteúdos.



Quem quiser experimentar este sistema durante a fase beta do mesmo poderá fazê-lo. Para isso basta aceder à plataforma online e solicitar um formulário de inscrição.



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