Entre abril e junho a Google comercializou um milhão de Chromebook, computadores equipados com o sistema operativo Chrome OS e que funcionam maioritariamente através da Web. Em média a gigante norte-americana está a vender cerca de 11 mil equipamentos por dia e os números dizem respeito apenas às compras feitas por escolas.



Desde o início do projeto que a Google colocou o ensino como o mercado-alvo dos Chromebook e desde então tem vindo a colecionar fabricantes parceiros para esta missão: Samsung, Asus, HP, Toshiba, LG e Lenovo.



A Google nunca revelou em concreto o desempenho comercial dos computadores equipados com Chrome OS. Mas de acordo com a análise feita pela ABI Research em 2013, tinham sido vendidos 2,1 milhões destes computadores.



Caso as estimativas estejam corretas, os Chromebook podem estar em fase de crescimento acelerado.



De acordo com o Mashable, muitas escolas estão a optar pelos computadores low cost da tecnológica norte-americana em detrimento de outros equipamentos como o iPad ou tablets Android.



A tentativa de tornar a tecnologia mais acessível na educação também é uma missão que a Microsoft quer perseguir, tendo anunciado recentemente uma parceria com a HP e com a Acer para a produção de computadores Windows e cujos valores não ultrapassam os 250 dólares.



A Google ainda não disponibiliza de forma direta os computadores Chromebook em Portugal.



Os leitores podem ver ainda uma galeria dos últimos computadores Chromebook apresentados, cortesia da Acer em parceria com a Intel.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico