Como detalhado em comunicado do Conselho de Ministros, foi autorizada a realização de despesa relativa à “aquisição, instalação e operação do supercomputador MareNostrum 5 no quadro da iniciativa europeia Euro High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I. P.”.

Segundo a informação avançada, o investimento enquadra-se na Componente C05 (Capitalização e Inovação Empresarial), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de “acelerar o processo de transformação digital e digitalização da ciência e dos serviços de apoio ao sistema nacional de ciência e tecnologia”.

O MareNostrum 5, instalado Barcelona Supercomputing Centre (BSC), em Espanha, faz parte da rede de supercomputadores pre-exascale EuroHPC, e espera-se que esteja totalmente operacional a partir de 2024. O MareNostrum 5 destaca-se pela sua arquitetura que combina dois tipos de partições, contando com uma capacidade máxima de computação de 314 petaflops, indica o BSC.

Em novembro, entrou para o Top 10 de supercomputadores mais poderosos do mundo, estreando-se no oitavo lugar. Da mesma lista fazem também parte os supercomputadores europeus LUMI e Leonardo, em cinco e sexto lugar, respetivamente.

De acordo com a EuroHPC JU, o supercomputador foi especialmente concebido para ajudar a fazer progresso na investigação médica na Europa, mas também vai suportar aplicações em áreas como investigação climática, engenharia e ciências.

Supercomputador Deucalion teve um investimento de 20 milhões de euros e já está disponível à investigação
Supercomputador Deucalion teve um investimento de 20 milhões de euros e já está disponível à investigação
Ver artigo

Portugal faz parte do consórcio, em combinação com a EuroHPC JU, para financiar o projeto do supercomputador MareNostrum 5. Deste consórcio fazem também parte Espanha e Turquia.

Recorde-se que, ainda este ano, foi inaugurado em Portugal o supercomputador Deucalion, instalado na Universidade do Minho. O Deucalion faz parte da rede de supercomputadores petascale EuroHPC, com uma capacidade computacional máxima de 10 petaflops, isto é, de 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.

capacidade do Deucalion será complementada por mais quatro supercomputadores petascale EuroHPC no Luxemburgo (MeluXina), Eslovénia (Vega), República Checa (Karolina) e o Bulgária (Discoverer).

Clique nas imagens para ver com mais detalhe