Como detalhado em comunicado do Conselho de Ministros, foi autorizada a realização de despesa relativa à “aquisição, instalação e operação do supercomputador MareNostrum 5 no quadro da iniciativa europeia Euro High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I. P.”.
Segundo a informação avançada, o investimento enquadra-se na Componente C05 (Capitalização e Inovação Empresarial), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de “acelerar o processo de transformação digital e digitalização da ciência e dos serviços de apoio ao sistema nacional de ciência e tecnologia”.
O MareNostrum 5, instalado Barcelona Supercomputing Centre (BSC), em Espanha, faz parte da rede de supercomputadores pre-exascale EuroHPC, e espera-se que esteja totalmente operacional a partir de 2024. O MareNostrum 5 destaca-se pela sua arquitetura que combina dois tipos de partições, contando com uma capacidade máxima de computação de 314 petaflops, indica o BSC.
Em novembro, entrou para o Top 10 de supercomputadores mais poderosos do mundo, estreando-se no oitavo lugar. Da mesma lista fazem também parte os supercomputadores europeus LUMI e Leonardo, em cinco e sexto lugar, respetivamente.
De acordo com a EuroHPC JU, o supercomputador foi especialmente concebido para ajudar a fazer progresso na investigação médica na Europa, mas também vai suportar aplicações em áreas como investigação climática, engenharia e ciências.
Portugal faz parte do consórcio, em combinação com a EuroHPC JU, para financiar o projeto do supercomputador MareNostrum 5. Deste consórcio fazem também parte Espanha e Turquia.
Recorde-se que, ainda este ano, foi inaugurado em Portugal o supercomputador Deucalion, instalado na Universidade do Minho. O Deucalion faz parte da rede de supercomputadores petascale EuroHPC, com uma capacidade computacional máxima de 10 petaflops, isto é, de 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
A capacidade do Deucalion será complementada por mais quatro supercomputadores petascale EuroHPC no Luxemburgo (MeluXina), Eslovénia (Vega), República Checa (Karolina) e o Bulgária (Discoverer).
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários