O Governo começa amanhã a entrega dos primeiros computadores do programa @iniciativas, que prevê a distribuição de portáteis aos alunos do Programa Novas Oportunidades e ainda a estudantes do 10º ano e professores do ensino básico e secundário. O início do processo de entrega de computadores é marcado por uma maratona que envolve 18 membros do executivo em 18 capitais de distrito.

Os primeiros computadores serão entregues aos formandos do Programa Novas Oportunidades, que puderam candidatar-se em Junho a estes equipamentos. Os alunos do 10º ano e os professores só poderão inscrever-se para receber os computadores em Setembro.

O programa integra-se no Plano Tecnológico prevê a distribuição de quinhentos mil computadores portáteis aos três grupos alvo, pretendendo minimizar a "info-ileteracia" no país através da criação de um conjunto de medidas especiais para a aquisição de equipamentos e acessos à Web.




Os alunos e professores têm acesso a computadores portáteis por preços até 150 euros, sendo gratuitos para algumas faixas mais desfavorecidas economicamente, e ligações à Internet com mensalidades a partir de 5 euros.

O projecto foi dinamizado pela equipa do Plano Tecnológico e conta com a cooperação dos vários operadores. A Portugal Telecom, Vodafone e Sonaecom apoiam a iniciativa no âmbito das contrapartidas assumidas no licenciamento das comunicações móveis de terceira geração.

É o fundo criado neste âmbito que irá garantir o financiamento de 25 milhões de euros que suportará o desenvolvimento do projecto. Ao longo dos próximos anos o valor depositado pelas operadoras no fundo deverá aumentar para os 400 milhões de euros, que deverão vir a contribuir para a implementação de outros projectos ligados à Sociedade da Informação.

A Microsoft, a Intel, a Cisco, a Sony-Ericsson, a JP Sá Couto e a Prológica também marcam presença na iniciativa do governo, colaborando no que diz respeito à parte logística do programa.

O programa que prevê o início das entregas de computadores contempla 18 capitais de distrito, marcando José Sócrates presença em Lisboa, às 10.30H no Pavilhão do Conhecimento, onde será acompanhado por Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações; Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social e Carlos Zorrinho, Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Notícias Relacionadas:

2007-06-05 - Primeiro-ministro sela protocolo para o programa de aquisição de computadores a baixo custo

2007-05-31 - José Sócrates anuncia programa de incentivo à compra de computadores portáteis