Já está concluída a primeira fase de entrega dos novos Magalhães nas escolas públicas, que abarca os alunos do segundo ano e professores, que tiveram prioridade. O ministério da Educação confirmou ao TeK que já foram entregues 94.091 MG2, a nova versão do portátil do programa e-escolinha.

Recorde-se que, depois do concurso para selecção do novo portátil a distribuir aos alunos do primeiros ciclo, a ministra Isabel Alçada afirmou que o Governo pretendia distribuir 250 mil portáteis Magalhães este ano.

O plano previa a entrega de 100 mil portáteis aos alunos do segundo ano, mais 100 mil aos alunos do primeiro ano do ensino básico e 50 mil aos professores.

O ministério não confirmou porém se as entregas aos alunos do primeiro ano se realizam ainda até ao final do ano civil.

O projecto e-escolinha já tinha garantido a entrega de mais de 400 mil Magalhães aos alunos do primeiro ciclo, mas no ano lectivo de 2009/2010 o projecto esteve suspenso à espera do concurso para seleccionar os novos equipamentos, que acabou por levar à escolha da nova versão do Magalhães, o MG2.

A J.P. Sá Couto - empresa responsável pelo desenvolvimento de produção dos portáteis - prepara-se entretanto para lançar a terceira versão do Magalhães, que será apresentado na próxima semana.

Nota da Redacção: Foi acrescentada mais informação e corrigida uma gralha na referência ao MG2.