A intenção de apostar na Inteligência Artificial para melhorar os serviços públicos em diferentes áreas já tinha sido anunciada na última reunião de Conselho de Ministro, dedicada ao Portugal do futuro, mas agora são revelados os números de investimento do Estado.

Segundo o avançado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em declarações ao Público, há 10 milhões de euros reservados para um novo programa que, durante os próximos três anos, vai apoiar projetos que promovam o uso da inteligência artificial na Administração Pública.

Entretanto já estão em testes algumas iniciativas que usam técnicas sofisticadas de análise de dados e recorrem a software inteligente. Uma delas para ajudar na identificação de pessoas em risco de desemprego de longa duração e as competências de que o mercado de trabalho precisa e que não existem entre os desempregados, com base na informação do IFP. Outra destinada a combater a prescrição excessiva de antibióticos, tendo em conta a informação das receitas eletrónicas passadas pelos médicos.

“O que se pretende é pôr os investigadores a tratarem dos problemas da administração pública, que são verdadeiramente do interesse público”, explicou ao jornal Manuel Heitor. “Mais do que processos ou patentes, estamos a falar de estratégias públicas, que requerem a análise de dados que existem e que nunca foram analisados, e que terão um impacto imediato”.

O ministério da Ciência trabalhou com o gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, para o lançamento do programa. A atribuição dos fundos fica a cargo da FCT e o primeiro concurso público arrancará a 15 de março e termina no final de Abril.

Podem-se candidatar entidades da administração pública em parceria com entidades de investigação. Manuel Heitor diz esperar que sejam financiados cerca de 30 projectos e, “se correr bem”, haverá concursos anuais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.