A Garmin anunciou um smartwatch náutico com GPS e tecnologia de carregamento solar, o quatix 6X Solar. A fabricante destaca-o como o primeiro do segmento alimentando por energia solar com GPS, prometendo uma extensão da sua autonomia de pelo menos 40 dias graças à tecnologia. O equipamento inclui mesmo um widget para verificar o seu desempenho e a capacidade de captar a energia solar.

O smartwatch apresenta um ecrã de 1,4 polegadas e tem funcionalidades exclusivas para quem participa nas atividades náuticas, como pesca, vela ou regata, por exemplo. Para além de GPS, tem controlo de piloto automático, funções náuticas e compatibilidade com cartografia BlueChart g3, para ajudar a controlar a embarcação através do equipamento: pode ver a velocidade, rumo, previsão do tempo, profundidade das águas ou estado das marés do local onde se encontra, por sete dias.

O quatix 6X Solar pretende ainda ajudar os utilizadores nos treinos, sejam os desportos dentro ou fora de água. O smartwatch integra diferentes recursos, servindo como leitor de música (com capacidade para mais de 2.000 músicas), compatibilidade com sistemas de pagamentos contactless, utilização de mapas topográficos, entre outras funcionalidades. Além disso, apresenta diferentes perfis de atividades, assim como funções de conectividade, como por exemplo, a ligação a plotters compatíveis. Neste caso pode imprimir cartografias depois de designar diferentes pontos a visitar, que ficam memorizadas no equipamento.

A fabricante refere que o relógio é composto por uma caixa de titânio, capaz de resistir à água até 100 metros de profundidade. O aparelho tem 51 milímetros e inclui uma bracelete de titânio e outra de silicone azul. No entanto, os utilizadores podem personalizar as pulseiras com outras cores e padrões da linha QuickFit disponíveis.

Para captar a luz solar e ser alimentado, o smartwatch tem no seu ecrã de 1,4 polegadas uma lente de carregamento solar transparente, de tecnologia exclusiva Power Glass. De base, o equipamento promete 80 dias de autonomia da bateria, no modo relógio, mas pode prolongar por mais 40, num total de 120, quando reforçado com a alimentação solar1. O utilizador pode mesmo controlar e personalizar a vida útil da bateria, ajustando e desativando certas funções mediante as suas necessidades.

Em outras ferramentas, o relógio regista a posição da âncora e do barco, indicando ao utilizador a longevidade apropriada de utilização, alertando ainda para o caso da embarcação entrar em deriva. Tem ainda a funcionalidade MOB (Homem à Água), que regista a localização de algum membro da tripulação que tenha caído à água, guardando a sua localização, para um regresso automático ao local.

O smartwatch tem mapas topográficos de toda a Europa, sensores de navegação e outras tecnologias específicas para os profissionais que lidam com embarcações. O seu sensor de frequência cardíaca monitoriza dados, mesmo quando utilizado debaixo de água. Tem também um monitor de stress e sono, assim como pedómetro e contador de calorias. Informações que são reunidas na ferramenta Body Battery, que ajuda a informar se o corpo está pronto para atividade ou necessita fazer uma pausa.

tek quatix 6X Solar
O smartwatch tem diversas funcionalidades para diferentes desportos náuticos.

Para que a família possa ficar mais descansada quando vai para o mar, o relógio inclui um sistema de acompanhamento, capaz de enviar uma mensagem automaticamente com a localização para os contactos marcados para o caso de emergência.

O smartwatch quatix 6X Solar chegou ao mercado por 1.149 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.