As mensagens de spam que referem a gripe suína, ou gripe A, continuam a multiplicar-se. Para além de tentarem vender produtos, algumas mensagens escondem ataques de malware e ligações a sites onde existem Cavalos de Tróia.

Um dos casos mais recentes foi descoberto pela empresa de segurança SonicWall e simula uma mensagem da presidência mexicana sobre uma vacina para combater a gripe. O email está escrito em castelhano e incluí um link para um site mexicano onde se esconde um troiano, o Qhost.NJI.

Este Cavalo de Tróia tenta roubar a informação de acesso às contas bancárias dos utilizadores em bancos mexicanos.

Na semana passada a McAfee tinha identificado mais de 50 tipos de emails de spam a circular que tiravam partido da Gripe A. Uma parte significativa das mensagens continha ligações para farmácias online.

O texto simulava informação sobre as primeiras vítimas da gripe nos Estados Unidos ou alegava que Madona era uma das infectadas.

O primeiro email com um ataque malicioso relacionado com o vírus da gripe A foi detectado pela Symantec na semana passada e continha em anexo um ficheiro PDS com um documento que referia serem Perguntas Frequentes sobre o tema.

Este tentatva explorar uma vulnerabilidade antiga da Adobe para instalar malware no computador.