Se tem um computador com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 dificilmente lhe passou despercebido que a nova versão do sistema operativo, o Windows 10, vai estar disponível já amanhã. Se já "reservou" o software através do sistema que Microsoft integrou em todos os computadores não deve tardar a ser notificado para fazer o download do ficheiro de 3 GB.

 

Mas, antes de começar, vale a pena recordar todas as novidades que o Windows 10 vai trazer para o seu computador, tablet, smartphone ou Xbox One.

Um novo navegador de Internet
O Internet Explorer vai marcar presença no Windows 10 apenas por motivo de suporte e legado. Isto porque o Microsoft Edge é agora o principal navegador da tecnológica.

Além de permitir apontamentos de conteúdos diretamente na ferramenta, haverá suporte de plug-ins que existem nos concorrentes Firefox e Chrome, será mais rápido e terá integrada a assistente virtual Cortana.

Veja aqui com mais detalhe tudo sobre o novo navegador.

Cortana em toda a linha
Além de marcar presença no navegador Microsoft Edge, a assistente virtual Cortana vai estar “misturada” com o sistema de pesquisa do Windows 10. Desta forma a tecnológica cria uma ferramenta poderosa de pesquisa, recomendações e auxílio no sistema operativo.

Regresso do Menu Iniciar
O “velhinho” Start Menu regressa no Windows 10. Vem no entanto refrescado, pois além de garantir acesso aos últimos programas utilizadores e à lista de software instalado no computador, apresenta agora mosaicos dinâmicos o bom estilo Windows 8.

Desktops virtuais
O utilizador vai poder ter vários desktops dentro do mesmo computador, através da virtualização de ambientes de trabalho. Assim poderá de um lado executar apenas as aplicações de negócio, enquanto do outro pode deixar as aplicações pessoais. Desta forma os espaços estão sempre separados e bem diferenciados.

Quatro aplicações abertas em simultâneo
Será possível ter quatro aplicações no mesmo ecrã através do modo Snap. A funcionalidade já existia noutras versões do Windows, mas apenas eram suportadas duas aplicações em simultâneo.

Loja Windows unificada
Acabou-se a confusão de ter que visitar três lojas diferentes para adquirir aplicações, música e vídeo. Agora a loja do Windows vai ser unificada e permitirá no mesmo local fazer o consumo de conteúdos digitais que estarão disponíveis através do Windows.

Mais Xbox no computador
A Microsoft está apostada em criar uma maior ligação entre a sua consola doméstica e o mais recente sistema operativo. Além de a Xbox receber o Windows 10 e várias aplicações que vão ficar disponíveis para o sistema operativo, a versão para computadores também traz novidades.

A maior de todas é talvez a possibilidade de jogar no computador títulos da Xbox One através de streaming.

No entanto o Windows 10 para a Xbox One só chega na versão beta depois do verão.

Windows 10 também para smartphones
As principais novidades do Windows para computadores vão chegar também aos smartphones. Aplicações universais, modo Continuum, mais opções de personalização e centro de notificações sincronizado com o computador são algumas das novidades que estão garantidas.

Ainda não há data sobre quando vai o Windows 10 ficar disponível para telemóveis, mas já o pode experimentar se tiver um equipamento compatível.

Novidades nos jogos
Além do regresso do mítico jogo Paciência, a Microsoft tem uma surpresa: o Candy Crush virá pré-instalado no sistema operativo.

Qual o melhor Windows 10 para si?
A Microsoft preparou sete versões do novo Windows. Veja aqui aquela que é mais indicada para o seu perfil de utilização.

 

 

Sente-se preparado para a mudança? Se ainda tem dúvidas envie-nos um email e tentaremos responder rapidamente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.