
A polícia norte-americana está a treinar cães para farejar pens USB, telemóveis e outros equipamentos eletrónicos que possam ser relevantes no âmbito de uma investigação criminal. De acordo com a CNET, os animais têm a capacidade de identificar o cheiro químico, típico destes aparelhos, e apuram o faro assim que começam a associar este odor com a atribuição de um biscoito.
Já existem várias esquadras com cães que possuem esta habilidade, mas o programa está agora a ser estendido a todo o país. Há já alguns casos de sucesso nos EUA, sendo que um dos mais mediáticos aconteceu em 2015, quando um Labrador Retriever encontrou uma pen USB que onde estavam guardadas várias pastas com pornografia infantil, que serviram como prova de acusação em tribunal.
A polícia de Connecticut afirma que a habilidade é difícil de treinar. Em cada 50 cães, apenas um costuma conseguir dominar a técnica, uma vez que o odor característico dos equipamentos eletrónicos, que emana do óxido de trifonilfosfina, é fraco. É mais fácil, adianta a organização, "cheirar bombas, drogas, humanos ou líquidos inflamáveis".
Os Labrador Retriever são a raça que tem revelado melhor apetência para realizar a tarefa.
As forças de segurança norte-americanas consideram que o programa é essencial no departamento dos K-9, uma vez que a utilização de equipamentos eletrónicos é crescente e a sua recolha é muitas vezes vital para resolver casos de justiça.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários