
Uma hacker de 10 anos descobriu uma falha de segurança em jogos para os sistemas operativos móveis iOS e Android, em smartphones e tablets, que foi avaliada e classificada como um novo tipo de vulnerabilidade, por investigadores independentes na área.
Segundo explicou à C|Net, a jovem que atende pelo pseudónimo de CyFi "começou a ficar aborrecida" com a dificuldade em progredir, em jogos do género do Farmville, devido "ao tempo que as coisas levavam a crescer" e decidiu fazer alguma coisa para mudar isso.
"Era difícil fazer progredir no jogo, porque as coisas demoravam muito tempo a crescer. Por isso pensei 'Porque não mudar simplesmente o tempo?'", contou ao site especializado.
A maior parte dos jogos explorados por CyFi apresentam fatores que dependem do tempo. Por exemplo, plantar milho implica esperar 10 horas (reais) até que este esteja pronto a ser colhido. A rapariga alterou manualmente o relógio do dispositivo, obrigando o jogo a avançar mais rapidamente do que era suposto, descobrindo uma falha pronta a ser explorada.
A possibilidade foi primeiramente percebida pela rapariga em Janeiro, tendo sido este fim de semana apresentada durante a DefCon Kids, uma seção dedicada aos mais novos da conferência internacional de segurança.
A hacker não vai revelar para já quais os jogos afetados pela vulnerabilidade, devido à política de divulgação responsável, que dita que as falhas sejam primeiro comunicadas às empresas responsáveis pelo software implicado, para que estas possam tomar as medidas necessárias para impedir a sua manipulação.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
Site do dia
Há muita música para descobrir no Catálogo das Edições Fonográficas da Fundação GDA -
App do dia
InstaNote transforma palavras faladas em notas organizadas -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários