Os responsáveis pelo ataque à PlaySation Network estão a tentar lucrar com a acção. O alerta partiu da Trend Micro que diz existirem mensagens a circular em fóruns marginais onde se propõe a venda de base de dados com 2,2 milhões de números de cartões de crédito, assim como nomes, endereços e palavras-passe.

Kevin Stevens, da Trend Micro, refere no Twitter que nas mensagens os piratas explicam que ofereceram primeiro à Sony, por 100 mil dólares, a informação que dizem ter em sua posse , mas que não obtiveram resposta por parte da fabricante.

Embora se tenha deparado com as mensagens, o perito de segurança não conseguiu verificar a existência da suposta base de dados que coloca agora à venda informação crítica dos utilizadores.

As notícias sobre o ataque à PSN começaram a circular a semana passada, depois do serviço ter sido suspenso "devido a uma intrusão", referia a Sony, justificando a decisão.

A empresa tem vindo a actualizar as informações relativamente ao sucedido, nomeadamente na forma de FAQ, e num dos últimos posts no blog oficial do serviço admitia que, em virtude do ataque, foram comprometidos diversos dados dos utilizadores.

A Sony aconselha, por isso, os clientes a alterarem as credenciais (tanto na PSN como noutros serviços em que recorram às mesmas) e a estarem especialmente atentos a eventuais ataques de phishing que tirem partido da informação recolhida ou a utilizações indevidas dos seus cartões de crédito.

Segundo a fabricante, o serviço deverá voltar a estar operacional no início de Maio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.