Halo não vai ganhar apenas um novo videojogo. O franchise, que se popularizou na Xbox, vai agora transformar-se numa série de televisão. Os direitos foram adquiridos pelo canal da cabo norte-americana Showtime, que diz ter neste projeto "a série mais ambiciosa de sempre".

A estação vai fazer uma primeira temporada com 10 episódios e a produção vai iniciar-se já nos primeiros meses de 2019.

Microsoft transporta Halo para o domínio da realidade mista
Microsoft transporta Halo para o domínio da realidade mista
Ver artigo

O enredo ainda não foi revelado, mas o comunicado enviado à imprensa avança que a série é uma dramatização do "conflito épico, passado no século XXVI, que opõe a humanidade a uma ameaça alienígena conhecida como Covenant".

Esta não é a primeira vez que Halo chega ao pequeno ecrã, embora as tentativas anteriores não tenham sido o maior exemplo de sucesso que a indústria pode dar. Peter Jackson, responsável pela realização da saga Lord of the Rings, chegou a demonstrar interesse na criação de um filme em torno de Halo, mas o projeto nunca se chegou a concretizar. Guillermo del Toro chegou juntar-se ao projeto e D.B. Weiss, conhecido por ser uma das mentes criativas por detrás de Game of Thrones, chegou mesmo a escrever parte do guião.

Em 2013 a Microsoft anunciou que estava a trabalhar numa adaptação com a Amblin Entertainment, de Steven Spielberg, mas a empresa acabou por encerrar o departamento televisivo pouco tempo depois. Halo: Nightfall foi o produto final dessa parceria, que contou ainda com a colaboração da Showtime, mas a série nunca foi consensual entre os fãs e os críticos, tendo, por isso, caído rapidamente no esquecimento.

O canal norte-americano acredita que esta série pode ajudar a estação a construir o seu próprio portefólio de ficção científica, uma vez que o género parece estar a prosperar no segmento.