Há sinais de que estará finalmente para breve a apresentação do dispositivo de realidade mista da Apple. Depois de anos de rumores sobre o assunto, Mark Gurman, da Bloomberg, garante que a empresa da maçã já está quase pronta para revelar o dispositivo ao mundo e até já distribuiu o modelo junto de alguns programadores, para mostrar o seu novo software xrOS.

Segundo a mesma fonte, a apresentação do headset vai acontecer durante a primavera, antes da conferência anual de programadores da empresa, que costuma ter lugar em junho, mas o lançamento deste Reality Pro só será feito no outono.

Para conseguir fazer a sua estreia nesta nova linha de produtos e lançar finalmente o seu próprio headset de realidade aumentada e virtual, a Apple terá direcionado recursos de outras áreas e equipas, de engenharia por exemplo, para esta fase final de desenvolvimento. Por causa disso, as restantes linhas de produtos vão sofrer algum impacto que, segundo a Bloomberg, vão traduzir-se em menos novidades que o habitual em diversas áreas.

Montra TeK: 6 headsets para quem quer experimentar novas realidades virtuais
Montra TeK: 6 headsets para quem quer experimentar novas realidades virtuais
Ver artigo

As outras grandes novidades deste ano serão a atualização do iPhone para a versão 15 que, Mark Gurman, diz vir preparada para carregamento com USB-C e equipada em todas as versões com a nova funcionalidade (estreada no iPhone 14 Pro) de ilhas dinâmicas. As versões Pro, como também é habitual, terão alguns exclusivos, entre eles, molduras em titânio e botões de volume hápticos. Outra novidade apontada para este ano é um novo MacBook Air de 15 polegadas.

À parte disto, esperam-se poucas surpresas. Na área do software, por exemplo, o jornalista garante que a nova versão do iOS vai sair com menos novidades que as inicialmente previstas e diz que vai acontecer o mesmo com o macOS14.

No hardware também não deverão surgir outras novidades de peso este ano. A chegada de ecrãs OLED ao Ipad Pro só acontecerá em 2024 e, tal como nos tablet, também não serão adicionadas grandes novidades, nem aos relógios da marca nem à linha de dispositivos audio. A caminho sabe-se que está também um novo Mac Pro, com processador da casa, que alegadamente manterá o design do antecessor, lançado em 2019.

Voltando ao dispositivo de realidade mista da Apple, vários detalhes sobre a configuração do equipamento têm sido avançados. Um dos últimos indica que vai suportar um sistema de autenticação que lê a íris do utilizador e que permitirá fazer login em contas ou até autenticar compras. Este sistema irá tirar partido de câmaras internas que monitorizam os movimentos dos olhos do utilizador. Ao todo, acredita-se que o headset da Apple estará equipado com 14 câmaras, envolvidas num design à base de materiais como alumínio e vidro.

Existem já no mercado vários óculos e sistemas de realidade virtual e aumentada e o SAPO TEK deu conta das principais opções no início de dezembro. Clique nas imagens para mais detalhes.

Entretanto a CES 2023 trouxe mais novidades que pode acompanhar no nosso Especial da feira de Las Vegas.