Desde que a Sony revelou em fevereiro de 2021 o seu novo sistema de realidade virtual, pouco mais voltou ao tema, a não ser para mostrar os comandos que vão substituir o sistema Move nesta segunda geração do headset PS VR. A fabricante japonesa revelou na CES 2022 novos detalhes do sistema, incluindo o nome oficial PlayStation VR2, destacando algumas funcionalidades do headset.
A Sony pretende oferecer uma experiência ainda mais imersiva com o seu novo sistema, confirmando que as lentes oferecem uma resolução de 4K (2000x2040 por olho), assim como um campo de visão de 110º. O sistema consegue ainda ter imagens entre 90 a 120 Hz.
Conta ainda com um sistema de rendering dinâmico, baseado em tecnologia eye tracking. Ou seja, o sistema consegue detetar a visão do utilizador, as direções para onde está a olhar, reduzindo a qualidade de tudo o que está à volta da visão periférica. O objetivo é diminuir o esforço do hardware quando debita as imagens ao utilizador, tornando a experiência mais suave e fluída, sem dar conta do processo em redor.
Considerando que a Sony pretende oferecer novas sensações hápticas aos utilizadores, sobretudo a partir dos novos comandos do sistema (Sense Controllers), também o headset promete algumas funcionalidades sensoriais. Ou seja, os óculos vão oferecer sensações de vibrar, aparentemente muito subtis, relacionadas com ações e experiências específicas durante os diferentes jogos. Por exemplo, poderá ser simulado as pulsações cardíacas da personagem, em jogos de ação furtiva, em que esta esteja escondida, ou mesmo a sensação de balas rasantes na cabeça do jogador durante os tiroteios.
Veja imagens do comando Sense Controllers:
Para demonstrar o potencial do novo sistema de realidade virtual, a Sony já tem novos jogos em produção e revelou Horizon: Call of the Mountain, produzido numa parceria entre a Guerrilla Games, a produtora da série Horizon e o estúdio japonês Firesprite. O pequeno teasing mostrou um ambiente gráfico com uma qualidade semelhante à série principal, que em fevereiro terá o segundo jogo, Forbidden West. Ainda não se sabe se a aventura VR será “on rails” ou dará a liberdade total de movimentos aos jogadores.
Ainda não se sabe a data de lançamento e o preço do novo sistema de realidade virtual. Rumores anteriores apontavam para o Natal de 2022.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários