A ideia e o desenvolvimento de sistemas de armazenamento baseados em suportes de vidro já vem do século passado, mas a Hitachi está apostada em usar este tipo de tecnologia como forma de criar um sistema de armazenamento que permita um período de utilização… ilimitado.


O gigante nipónico anunciou uma nova solução para armazenamento de informação baseada em vidro de quartzo, mostrando um protótipo com dois centímetros de lado por dois milímetros de espessura, capaz de armazenar cerca de 40MB de informação em cada polegada quadrada.


Este pequeno vidro possui quatro camadas, todas elas prontas para imprimir código binário e, desta forma, guardar informação. Segundo responsáveis pelo projeto, os processos de gravação e leitura podem ser efetuados usando um normal microscópio ótico, embora falte agora desenvolveruma tecnologia standard que permite executar este processo num normal computador, ou dispositivo eletrónico portátil.


Além da potencial diversidade de aplicações que este suporte de armazenamento pode ter - desde a criação de computadores embutidos em óculos, à utilização de janelas como zonas de armazenamento de informação, por exemplo - a Hitachi destaca a resistência dos materiais usados nesta solução, face aos atuais suportes de armazenamento.


Segundo a empresa, o novo sistema de armazenamento em vidro suporta temperaturas até cerca de 1000ºC, é resistente à água e à maioria dos químicos, possuindo um período de vida teoricamente ilimitado. A menos, claro, que o deixemos cair ou um qualquer objeto pesado o atinja…


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha no último parágrafo, que os leitores tiveram a amabilidade de identificar....