As associações de protecção do ambiente têm mostrado a sua preocupação quanto ao impacto que a produção de equipamentos de alta tecnologia tem nas condições atmosféricas nomeadamente no que diz respeito à emissão de gases de carbono.




A Energy Saving Trust (EST) indicou num relatório que a proliferação dos sistemas de home entertainment, como ecrãs planos, rádios digitais, laptops, consolas de videojogos e outros produtos com maiores exigências energéticas serão responsáveis por perto de 50 por cento do total de electricidade gasta nos lares britânicos.




Este valor indica que serão necessárias 14 estações eléctricas para suportar apenas o consumo de equipamentos utilizados para comunicação e entretenimento, diz a EST na análise "Ampere Strikes Back".




O aumento dos gastos energéticos é uma consequência da alteração dos hábitos dos utilizadores que não ponderam o facto de um ecrã plano poder consumir até três vezes mais energia que um televisor tradicional, refere Noel Williams, membro da associação.




A aquisição de mais do que um equipamento tecnologicamente avançado, a sua utilização em simultâneo e a preferência pelo modo stand-by em vez de desligar o aparelho são alguns dos factores que influenciam o aumento do consumo de electricidade não só no Reino Unido como no resto do mundo.




Em 1982 apenas três por cento das casas possuíam computadores pessoais, um valor bastante diferente daquele que se observa actualmente já que, 25 anos depois, 60 por cento dos lares possuem pelo menos um PC no Reino Unido. O mesmo aconteceu com a presença de equipamentos de impressão. Se no início dos anos 80 apenas 0,7 por cento das casas tinham impressora, agora a percentagem sobe para os 58 pontos percentuais.




Os números publicados indicam que os consumidores britânicos gastam 12 mil milhões de libras em equipamentos de TI e outros electrónicos de consumo por ano - cerca de 500 libras por residência - um valor superior ao observado em qualquer outro país europeu.




Notícias Relacionadas:

2006-08-30 - Dell e Nokia lideram ranking de fabricantes com maiores cuidados ambientais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.