Foram hoje oficialmente lançados os primeiros Home Server desenvolvidos em Portugal pela Tsunami, em parceria com a Microsoft Portugal que disponibiliza também hoje o sistema operativo no mercado português, como já tinha sido antecipado pelo TeK na semana passada.

A marca da JP Sá Couto está a desenvolver o conceito de servidor doméstico há 16 meses, um processo longo mas que resulta na criação de três modelos diferentes para necessidades distintas dos utilizadores. Para já está apenas à venda o Tsunami Tidal Home Server 1230, um modelo com um conceito mais adaptado ao estilo "lidestyle" que aposta numa dimensão reduzida - 165x50x165 - e apenas 1,45 Kg de peso, albergando no seu interior tecnologia utilizada em computadores portáteis, com o processador Intel T2330 a 1 GHz, 1 GByte de RAM e disco SATA de 320 GBytes.

O preço deste equipamento é de 899 euros e deverá ter como função servir de interface entre os diferentes equipamentos electrónicos de uma família, resolvendo ao mesmo tempo uma necessidade de realizar backups regulares da informação e de garantir acesso aos dados ai alojados remotamente através da Internet.

http://imgs.sapo.pt/gfx/447937.gif

Os outros dois modelos concebidos pela Tsunami - o Tidal Home Server 1150, para o mercado de baixo custo e o Tidal Home Server 1390, com larga capacidade de armazenamento - só serão disponibilizados para venda nas próximas semanas, com Preços de venda a público de 575 e 999 euros, respectivamente.

Diferente do conceito estreado no ano passado pela HP na CES, com a primeira máquina a integrar o Home Server da Microsoft lançado por Bill Gates no seu tradicional Keynote na feira de Electrónica de consumo, os servidores da Tsunami não foram concebidos para serem usados como computador pessoal, com manuseamento directo, e por isso mesmo não incluem ecrã nem teclado.

Ricardo Mendonça, gestor de produto da Tsunami, explicou ao TeK que desta forma se garante mais segurança e admite que num cenário português onde grande parte das famílias não tem ainda um PC esta poderá não ser a opção certa.

A empresa optou por lançar faseadamente os três modelos de Home Server, guardando a comercialização do modelo de baixo custo para a próxima semana e a do de maior capacidade de armazenamento (que tem três discos de 320 GBytes em Hot Swap) para daqui a duas semanas.

Aposta portuguesa

com o lançamento do Windows Home Server em parceria com um fabricante nacional a Microsoft Portugal mostrou mais uma vez a estratégia de fazer a ligação ao mercado nacional, procurando dinamizar as empresas e criar investimento local, admitiu ao TeK Luís Curro, Director de OEM da Microsoft Portugal. Esta estratégia não é ditada por imposições internacionais mas resulta de uma visão da subsidiária local que já a aplicou, por exemplo, no lançamento do Media Center.

Luís Curro admite que existem já conversações com outros fabricantes nacionais, mas ainda longe de um resultado final e acredita que com este lançamento dos produtos da Tsunami também as marcas internacionais poderão "entusiasmar-se" e avançar com produtos para Portugal.

Notícias Relacionadas:

2008-02-28 - Microsoft lança Home Server "made in Portugal" com Tsunami

2005-11-09 - Microsoft estimula indústria nacional com Media Center em português
2007-01-08 - Entretenimento e aplicações para a casa centram discurso de Bill Gates na CES