O Hospital de Vila France de Xira concluiu um projeto de lhe permitiu reunir numa única solução cinco aplicações usadas pelo hospital em diferentes áreas e que corriam outros tantos ambientes distintos.



O processo simplificou a gestão das tarefas diárias e, como explicou ao TeK Miguel Barradas da direção de sistemas de informação, foi indispensável para garantir que a organização consegue cumprir os objetivos definidos no âmbito da parceria público-privada que regula o funcionamento do hospital. Trouxe eficiência e maior simplicidade à gestão de processos.



O processo de uniformização do software aplicacional levado a cabo pelo hospital entre abril e novembro do ano passado, foi implementado pela Glintt, que forneceu a solução HIS.



Permitiu integrar a aplicação para gestão das urgências, a aplicação usada pelos médicos e a aplicação usada por enfermeiros, três áreas críticas para o funcionamento do hospital e que estavam suportadas em aplicações diferentes sem ligação entre si, detalha o responsável.



Com o projeto foi possível transferir um conjunto de funcionalidades para dentro da mesma aplicação e garantir o acesso ao histórico do doente e outros dados a partir de um único local, distinguindo níveis de acesso pelas características atribuídas ao perfil de cada utilizador.



Miguel Barradas não quantifica os ganhos, mas sublinha os impactos positivos do projeto, sobretudo ao nível das urgências do hospital.



Durante o projeto o hospital aproveitou para dar mais alguns passos na digitalização do processo clínico, que hoje é eletrónico nas diversas vertentes. A área da imagiologia era uma das que permanência por digitalizar mas onde também já foram abandonados os suportes físicos.



O hospital de Vila Franca está prestes a inaugurar novo edifício. A nova estrutura começa a funcionar em abril e já beneficiará da nova organização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico