A Hoversurf é uma startup russa dedicada a tecnologia eVTOL desde 2016, ou seja, veículos que levantam voo e aterram na vertical. Os seus protótipos contam com mais de 200 horas de voo em testes e tem mais de 20 patentes registadas, segundo o seu website. Em 2017 conhecemos a Scorpion Hoverbike, uma mota voadora que esteve em testes no Dubai, com vista a ser introduzida na polícia local.

As suas hélices foram criadas para resistir a condições atmosféricas extremas, transportar até 300 quilos de carga ou passageiros. Consegue uma velocidade máxima de 65 km/h e uma autonomia de 25 minutos.

A empresa continuou a trabalhar em protótipos e a sua mais recente invenção é um táxi voador com previsão de entrar em produção massiva ainda durante 2021. O protótipo tem vindo a ser testado, sempre com a ideia de transporte de passageiros e carga pelo ar. Os seus testes procuram garantir a capacidade de voar sobre a cidade entre 2023 e 2025, período que os especialistas esperam que a legislação esteja pronta para os veículos autónomos servirem de táxi.

A startup russa tem vindo a trabalhar arduamente na segurança dos seus veículos. A prioridade tem sido os testes dos componentes que permitem o veículo levantar voo e a deslocação do mesmo pelo ar. Além disso, o disparo do paraquedas de emergência para salvar o veículo e tripulantes tem sido testado em altitudes muito baixas.

É referido que a introdução do 5G nos testes melhorou bastante o sistema de controlo digital centralizado dos drones. Este tem sido testado para definir as melhores rotas para um táxi aéreo, para um voo seguro e de forma a excluir um piloto de todo o processo do controlo. O sistema “permite que o Hover aterre num espaço do parque de estacionamento, manobre até à garagem ou um lugar na rua", é referido. O drone utiliza motores elétricos de baixo ruído.