A Hewlett-Packard anunciou ontem no seu site oficial que adquiriu a firma sueca PipeBeach, uma fabricante de produtos de voz interactivos. A HP aproveitou ainda para adiantar que planeia integrar a tecnologia da primeira empresa no seu próprio software para telecomunicações.



Para a HP, esta integração vai permitir enriquecer a sua oferta de serviços a empresas fornecedoras de telecomunicações, fornecedores de equipamento em rede e vendedores independentes de software, tornado mais simplificado o uso e desenvolvimento de aplicações baseadas em VoiceXML (Voice Extensible Markup Language).



A PipeBeach é uma empresa fabricante de software que se especializou no desenvolvimento de produtos que permitem aos seus utilizadores a recepção de notícias, preços de acções, emails ou a realização de transacções monetárias, como eBanking em telemóveis a partir de comandos de voz.



Ao combinar os produtos da PipeBeach com a sua aplicação OpenCall SpeechWeb, a HP esperar acelerar o desenvolvimento dos portais de voz, facto que pode permitir uma redução dos custos com serviços a clientes. Para chegar a esta conclusão a HP baseou-se num estudo seu que concluiu que à medida que os utilizadores passam a utilizar comandos de voz em telemóveis, em detrimento dos serviços de apoio ao cliente, os custos por chamada decrescem 50 por cento.



Permitir que as máquinas possam responder a comandos de voz é uma opção cada vez mais requisitada pela indústria da tecnologia. No início deste mês a Microsoft lançou a primeira versão do seu Speech Server, que permite aos servidores receber de forma mais eficaz comandos de voz. A mesma empresa colocou já no mercado a terceira versão de teste do seu software Speech Application developer kit. Entretanto, a IBM tem estado a desenvolver nos seus laboratórios de pesquisa e divisões de serviço novas aplicações de voz para grandes empresas.



Notícias Relacionadas:

2003-04-30 - Intel oferece software de reconhecimento de voz por leitura labial

2002-05-15 - Cisco e HP juntas em soluções para Contact Centers

2002-02-19 - IBM, Motorola e Opera juntas para impulsionar acesso à Net móvel por comandos de voz