A Hewlett-Packard (HP) alargou o seu programa mundial de recolha de baterias de computadores portáteis, por perigo de sobreaquecimento.



Lançada em Maio de 2009, a campanha de recall voluntário é agora ampliada para incluir mais modelos, face às queixas adicionais de ruptura de baterias recebidas pela fabricante durante os últimos meses.



Há um ano atrás o pedido abrangia 70 mil baterias de portáteis, enquanto a recolha actual se refere a perto de 56 mil dispositivos. A iniciativa diz respeito a cerca de três por cento das baterias fabricadas entre Agosto de 2007 e Maio de 2008.



Segundo indica a fabricante, as baterias em causa têm um problema que leva ao sobreaquecimento dos equipamentos, que eventualmente podem começar a arder, pondo em risco a segurança do utilizador.



A HP aconselha os utilizadores visados que removam a bateria dos seus portáteis e a contactem. Os clientes afectados têm direito à troca gratuita da bateria.



A lista dos portáteis que podem estar afectados está disponível online, a partir do site da HP, onde também é possível verificar se é proprietário de um computador HP ou Compaq de risco. Todas as baterias com defeito vão ser substituídas gratuitamente.