Através de um acordo com a Novell, a Hewlett-Packard vai poder integrar a versão do sistema operativo open source da empresa, nos seus computadores desktop e portáteis. O negócio alarga uma parceria mantida anteriormente entre ambas, que permitia à HP incorporar o Novell SuSE Linux nos seus servidores empresariais.



O anúncio vem adicionar alguma pressão à relação entre a HP e a Microsoft. A empresa de Bill Gates é há muito tempo parceira da número um dos computadores, que integra o seu software nas máquinas que comercializa. "Se a Microsoft gosta do facto de apostarmos no Linux? Claro que não. Mas compreende que o façamos", salientou Martin Fink, vice-presidente da área de Linux na Hewlett-Packard, citado pela agência Reuters.



A HP já havia mostrado alguma distância face ao acordo com a Microsoft quando na semana passada anunciou a venda de computadores baseados em Linux na Ásia (ver Notícias Relacionadas).



O responsável da HP adiantou ainda que prevê que a utilização dos computadores Linux se efectue entre empresas cujos funcionários necessitem de poucas aplicações para trabalharem, como num call center, onde as únicas aplicações necessárias são a base de dados e o correio electrónico.



Notícias Relacionadas:

2004-03-23 - Novell melhora integração entre desktops e servidores Linux

2004-03-16 - Hewlett-Packard vende PCs com Linux na Ásia