A HP vai prosseguir com os planos para lançamento de um tablet com o sistema operativo móvel concebido pela Palm, o WebOs, que adquiriu quando comprou a fabricante de PDAs e smartphones. O dispositivo deve começar a chegar às lojas no próximo ano.

A confirmação partiu do vice-presidente da HP, Phil McKinney, numa entrevista dada ontem ao fundador da Venture Beat, durante a conferência Demo Fall, nos EUA.

O responsável afirmou que o desenvolvimento da versão do Slate com WebOS está a correr dentro dos prazos previstos para que seja assegurado o seu lançamento no início de 2011, mas relembrou que antes disso ficará disponível, no final deste ano, o modelo com Windows 7, concebido a pensar nas empresas.

O Slate com Windows 7 tinha sido inicialmente mostrado na CES, em Janeiro, numa apresentação conjunta da Microsoft e da HP, que até incluiu uma demonstração do equipamento em funcionamento, mas depois disso passaram-se meses sem que mais detalhes fossem acrescentados. Entretanto a HP comprou a Palm e começaram os rumores sobre a opção pelo sistema operativo móvel para o tablet.

Em Julho, a HP confirmou que mantinha a intenção de trazer para o mercado uma família de produtos tablet, em que os produtos dedicados às empresas seriam "claramente Microsofot", mas que também incluiria um modelo com WebOS.

Agora ficam esclarecidas as metas para lançamento dos dois produtos, com os primeiros exemplares de modelos com Windows 7 a começarem a sair das fábricas da empresa lá para o final de 2010 e os dispositivos que apostam no WebOS com chegada prevista para os primeiros meses de 2011.

Durante a conversa, Phil McKinney, questionado sobre as razões que estariam por detrás da última "onda" de aquisições da empresa (que apontam para áreas de negócio divergentes), adiantou que a fabricante pretende criar uma oferta completa, que permita aos clientes comprarem sistemas completos, que já se encontrem integrados e a trabalhar em conjunto.