A HP acaba de anunciar uma nova oferta na sua linha de servidores dirigida às micro-empresas que procuram uma primeira solução de informatização fiável e segura, com capacidade de actualização para responder ao crescimento das necessidades.
O ProLiant MicroServer tem um preço a partir de 270 euros, a que se soma o IVA, para a versão base, que já inclui 1 GByte de memória e um disco de 160 GBytes. Sem software pré-instalado, o servidor pode ser artilhado com memória até 8 GBytes e capacidade de armazenamento até 8 Terabytes de disco, componentes que podem fazer crescer o preço até aos 3,3 mil euros.
O mais pequeno servidor da oferta da HP destina-se a empresas que procuram uma solução mais robusta e fiável, evoluindo de um cenário onde toda a informação é mantida em computadores pessoais.
João Moro, director da unidade de servidores e storage da HP Portugal, acredita que existe um potencial significativo para este produto, apontando números de um estudo internacional onde se prevê o crescimento do número de empresas de pequena dimensão a adquirir servidores nos próximos cinco anos.
Mesmo assim a expectativa de venda para o primeiro ano é conservadora, estimando João Moro que sejam vendidas cerca de mil unidades nesta fase em que é ainda necessário provar o valor ao mercado e diferenciar a oferta face aos computadores desktop.
A comercialização dos novos servidores passa pelos parceiros da HP, que podem acrescentar serviços e soluções adicionais, mas é possível que sejam testados outros modelos, nomeadamente a venda no retalho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários