A HP acaba de anunciar uma nova oferta na sua linha de servidores dirigida às micro-empresas que procuram uma primeira solução de informatização fiável e segura, com capacidade de actualização para responder ao crescimento das necessidades.

O ProLiant MicroServer tem um preço a partir de 270 euros, a que se soma o IVA, para a versão base, que já inclui 1 GByte de memória e um disco de 160 GBytes. Sem software pré-instalado, o servidor pode ser artilhado com memória até 8 GBytes e capacidade de armazenamento até 8 Terabytes de disco, componentes que podem fazer crescer o preço até aos 3,3 mil euros.

O mais pequeno servidor da oferta da HP destina-se a empresas que procuram uma solução mais robusta e fiável, evoluindo de um cenário onde toda a informação é mantida em computadores pessoais.

João Moro, director da unidade de servidores e storage da HP Portugal, acredita que existe um potencial significativo para este produto, apontando números de um estudo internacional onde se prevê o crescimento do número de empresas de pequena dimensão a adquirir servidores nos próximos cinco anos.

Mesmo assim a expectativa de venda para o primeiro ano é conservadora, estimando João Moro que sejam vendidas cerca de mil unidades nesta fase em que é ainda necessário provar o valor ao mercado e diferenciar a oferta face aos computadores desktop.

A comercialização dos novos servidores passa pelos parceiros da HP, que podem acrescentar serviços e soluções adicionais, mas é possível que sejam testados outros modelos, nomeadamente a venda no retalho.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.