De acordo com o Technology Review, o algoritmo teve um sucesso tão grande que a equipa decidiu não divulgar o código, com receio que pudesse ser usado para esvaziar os cofres das empresas de poker online. Citado pelo site, Noam Brown, investigador do Facebook na área da IA, garante que poderia ser “bastante perigoso para a comunidade do poker”.

Durante décadas, o poker foi um grande desafio para a IA, que nos últimos anos apenas conseguiu derrotar os melhores jogadores de poker num modo de jogo de dois jogadores. Mas agora o desafio foi ultrapassado e os detalhes foram publicados esta quinta-feira num paper.

O Pluribus derrotou os melhores jogadores profissionais no jogo de poker mais popular do mundo, Texas Hold'em, no formato No-Limit Hold’em, que não conta com limite em apostas. Ou seja, o jogador pode apostar o que quiser, inclusive todas as suas fichas a qualquer momento. O Facebook partilhou, entretanto, o interface usadado durante o jogo do bot com os jogadores profissionais.

tek poker

Neste jogo o objetivo é montar a melhor combinação de cartas possível ou convencer os adversários de que tem a melhor combinação.

O Pluribus derrotou os jogadores profissionais em dois formatos. Alguns jogos realizaram-se entre cinco bots e um jogador humano, enquanto noutro apenas um Pluribus jogou com cinco jogadores profissionais.

Qual é a estratégia do Pluribus para vencer jogadores profissionais?

O bot é o resultado de várias inovações do Libratus, o robot de inteligência artificial que em 2017 derrotou  jogadores profissionais no mesmo jogo, mas apenas na versão de dois jogadores.

Em concreto, o Pluribus integra um novo algoritmo de busca online que permite avaliar de forma eficaz as opções em cima da mesa, pesquisando apenas alguns movimentos à frente e não até ao final do jogo.

Tal como explica Noam Brown numa publicação no blog do Facebook sobre IA, este bot foi treinado para jogar contra si próprio, não precisando de recorrer a técnicas específicas do jogo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.