
A IBM anunciou que conseguiu produzir o primeiro chip de 7 nanómetros do mercado. O processo de fabrico a 7 nanómetros vai permitir multiplicar por quatro o número de transístores integrados no processador, face aos chips fabricados a 14 nanómetros.
Para alcançar este novo passo na evolução dos processos de fabrico, a IBM explica que recorreu a novas técnicas de litografia e que alterou os materiais usados, substituindo o silício por uma liga do mesmo material.
Os processadores de 7 nanómetros vão demorar a chegar ao mercado. No roadmap da Intel, líder mundial do sector, o próximo passo é a produção a 10 nanómetros. Também falta saber se a produção em massa a 7 nanómetros será viável, por causa dos custos que pode implicar.
Neste projeto a IBM contou com um conjunto de parceiros, integrados num consórcio liderado pela Big Blue. Samsung, Suny Polytechnic Institute e a GlobalFoundries, que fabrica os chips da IBM.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários