A IBM apresentou ontem o novo servidor System z9, um mainframe que oferece elevados níveis de segurança, reforçando o compromisso com sistemas abertos e a estratégia "on demand", tendo a capacidade de processar mil milhões de transacções de negócio por dia significando o dobro do rendimento do seu antecessor, o T-Rex zSeries z990.

O novo mainframe, actuará como um centro de ajuda às empresas com vista a uma colaboração mais eficiente, protegendo-se contra as actuais ameaças de segurança. O z9 é o resultado de um trabalho de três anos, que contou com investimento global de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de um mil milhões de euros) e que resultou numa tecnologia de sistemas que não comprometem a segurança e a integridade dos dados.

Este é um importante avanço na segurança da computação uma vez que possibilita a encriptação das identidades dos consumidores e dos dados pessoais no mainframe, refere a empresa em comunicado. O novo sistema da IBM facilita uma visão centralizada do negócio, das aplicações e da infra-estrutura. As suas capacidades permitem às organizações optimizar os seus processos, simplificar a infra-estrutura tecnológica, melhorar a produtividade e reduzir custos.

O IBM System z9 suporta cinco sistemas operativos, incluindo o Linux e a versão 1.7 do z/OS, que permite efectuar o transporte dos dados de forma segura entre múltiplas plataformas incluindo aquelas que são baseadas em Java. Os primeiros quatro modelos, que suportam de 1 a 38 processadores já podem ser adquiridos no mercado e o quinto modelo, que poderá ir até aos 54 processadores, com a potência de 18 mil milhões de transístores e mais 80 por cento de largura de banda que o seu antecessor, estará disponível a partir de Novembro.

Paralelamente, a Big Blue anunciou que também está a trabalhar no sentido de incorporar a interoperabilidade do TotalStorage SAN Volume Controller no System z9 tornando possível aos utilizadores acederem a dados dos ambientes abertos através do Linux.

Notícias Relacionadas:

2005-09-08 - IBM actualiza Lotus Notes e Domino para a versão 7

2005-06-08 - Middleware da IBM assume-se como solução para o mundo on demand

2003-05-15 - IBM introduz mainframe T-Rex para serviços on-demand