A IBM vai disponibilizar uma versão do software colaborativo Lotus Notes para Linux. Esta versão 7.0.1 inspira-se no projecto open source Eclipse e começa a ser distribuída a partir do dia 24 de Julho, algum tempo antes do update já anunciado para o Lotus Notes tradicional (com o nome de código Hannover), que nesta próxima versão também usará tecnologia Eclipse.



A versão Linux do software pretende afirmar-se como uma alternativa para os clientes que não usam sistemas operativos proprietários, que irão também poder tirar partido dos desenvolvimentos do Hannover, quando a actualização estiver disponível.



"O Lotus Notes para Linux era para sair em simultâneo com o Hannover mas decidimos disponibilizá-lo antes. Há uma procura de mercado muito forte, sobretudo dos nossos clientes na Alemanha, Índia, China e Brasil", explica Ed Brill, responsável de vendas da IBM para a área de Lotus Notes.



Os preços de licenciamento para esta versão Linux do Lotus Notes são iguais aos preços cobrados para utilizadores Windows e MAC OS. A migração para Linux dos utilizadores que já usavam o software, mas sobre sistema operativo proprietário, pode ser feita sem custos.



Para já, a nova versão do software funciona sobre Red Hat Enterprise Linux 4, mas a IBM espera avançar também com uma versão para SuSe Linux da Novell durante os próximos três meses, adianta o VnuNet.



Notícias Relacionadas:

2005-09-08 - IBM actualiza Lotus Notes e Domino para a versão 7