A IBM vai disponibilizar uma versão do software colaborativo Lotus Notes para Linux. Esta versão 7.0.1 inspira-se no projecto open source Eclipse e começa a ser distribuída a partir do dia 24 de Julho, algum tempo antes do update já anunciado para o Lotus Notes tradicional (com o nome de código Hannover), que nesta próxima versão também usará tecnologia Eclipse.
A versão Linux do software pretende afirmar-se como uma alternativa para os clientes que não usam sistemas operativos proprietários, que irão também poder tirar partido dos desenvolvimentos do Hannover, quando a actualização estiver disponível.
"O Lotus Notes para Linux era para sair em simultâneo com o Hannover mas decidimos disponibilizá-lo antes. Há uma procura de mercado muito forte, sobretudo dos nossos clientes na Alemanha, Índia, China e Brasil", explica Ed Brill, responsável de vendas da IBM para a área de Lotus Notes.
Os preços de licenciamento para esta versão Linux do Lotus Notes são iguais aos preços cobrados para utilizadores Windows e MAC OS. A migração para Linux dos utilizadores que já usavam o software, mas sobre sistema operativo proprietário, pode ser feita sem custos.
Para já, a nova versão do software funciona sobre Red Hat Enterprise Linux 4, mas a IBM espera avançar também com uma versão para SuSe Linux da Novell durante os próximos três meses, adianta o VnuNet.
Notícias Relacionadas:
2005-09-08 - IBM actualiza Lotus Notes e Domino para a versão 7
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários