O mercado de servidores teve um crescimento positivo no segundo trimestre de 2004, com todas as regiões a mostrarem subidas, indica o mais recente estudo da Gartner sobre esta matéria. A consultora estima uma melhoria de 7,7 por cento nas receitas em relação ao período homólogo de 2003, enquanto em volume a subida foi de 24,5 por cento.
No total terão sido vendidos 1,6 milhões de servidores, apontando para uma receita global de 11,5 mil milhões de dólares nesta área.
A IBM continua a liderar a lista em termos de receitas obtidas na venda destes computadores, mas a HP mantém-se no primeiro lugar quando o critério de ordenação é o número de unidades vendidas.
Na contabilização das receitas a IBM arrancada uma quota de mercado de 30,7 por cento, sendo seguida pela HP com 27,3 por cento e a Sun, com 13 por cento. O quarto lugar vai para a Dell com 9,8 por cento das receitas, tendo registado neste trimestre uma subida de mais de 20 por cento em relação ao período homólogo.
Já em termos de unidades, a HP lidera com 28,9 por cento do mercado, seguida pela Dell com 21,1 por cento e só depois a IBM com 14,9 por cento.
A Gartner relata um aumento de vendas no mercado de equipamentos x86 de 64 bits, mas também a continuação de vendas fortes no mercado de servidores de baixo custo. As maiores vendas continuam a centrar-se nos servidores com processadores x86-32, que reúnem vendas de mais de 5,1 mil milhões de dólares.
A quota de mercado dos servidores Windows foi de 34,4 por cento, enquanto o Linux ficou pelos 9,5 por cento e o Unix continua a registar quedas nas receitas.
Notícias Relacionadas:
2004-05-07 - Gartner aconselha empresas com sistemas Windows a reservarem mais orçamento para segurança
2004-05-06 - Vendas de servidores Linux estimulam crescimento global do sector
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários