Centro de Soluções de Media Digitais, Centro de Inovação Virtual de Hardware e Application Enablement Program são as três novas iniciativas da IBM dirigidas aos chamados Independent Software Vendors, ou ISVs, através das quais a fabricante pretende ampliar a colaboração com estes profissionais que desenvolvem soluções para as PMEs com base na sua tecnologia. As novas iniciativas decorrem a partir do Laboratório de Desenvolvimento da IBM, instalado em La Gaude, França.



Com o novo Centro de Soluções de Media Digital, a fabricante pretende ajudar os seus clientes no design de soluções que aproveitem as funcionalidades das diferentes divisões da empresa, "acelerando também o desenvolvimento de uma eficiente rede de parceiros de negócio focalizados nos media digitais", refere em comunicado.



Já o Centro de Inovação Virtual de Hardware é uma ampliação do Centro de Inovação Virtual da IBM já existente, constituído por um portal de informação destinada a ajudar os parceiros de negócio a construir e a implementar soluções com base nas ofertas IBM Express.



Com o reforço da iniciativa será agora possível aos programadores o acesso remoto a uma oferta virtual de soluções de software e de hardware através de computação em grelha, sustentada em tecnologia de virtualização, Linux, WebSphere e Tivoli, refere a IBM. Ao disponibilizar em rede estes recursos, a fabricante pretende fazer crescer o número de ISVs que trabalham com os seus sistemas, já que, com a nova iniciativa, a configuração e a instalação física não será necessária, traduzindo-se na redução de custos e de tempo.



A IBM salienta que desde o seu aparecimento, em 2003, os centros de inovação virtual ajudaram 2.600 parceiros de negócio a comercializar soluções conjuntas e elaboraram, com os ISVs, mais de 700 novas aplicações de software IBM Express.



Por último, na estratégia para chegar às PMEs a partir dos seus parceiros de negócio, a IBM ampliou e reforçou o seu Application Enablement Program, acrescentando-lhe novos recursos técnicos e educacionais. "O objectivo é, segundo a fabricante, permitir aos ISVs, independentemente da sua dimensão, adoptar modelos de distribuição de clientes alternativos, tais como aplicações de hosting e a utilização de software como um serviço.



"Este programa ajudará os ISVs a migrar as suas aplicações para os centros de dados da IBM", refere a fabricante que pretende colocar à disposição dos seus parceiros sessões de formação "a fim de reduzir o tempo necessário para implantar uma estratégia de alojamento de aplicações". No ano passado a IBM conseguiu integrar 30 novos ISVs, pretendendo duplicar este número em 2004. Desde o início do ano aderiram à iniciativa 15 ISVs.



Notícias Relacionadas:

2004-04-20 - IBM Portugal reforça apoio a parceiros de software

2004-01-25 - Entrevista:"A mudança vai permitir à IBM fazer mais e melhor negócio"